Categorias
Memória

Um jeito diferente de preservar

O tema da palestra na manhã do segundo dia do “XIV Congresso Latino-Americano de Estudantes de Engenharia Química” enganava. A princípio, o potencial espectador seria levado a imaginar que a exposição falaria quase exclusivamente sobre o grupo “Jeito Moleque” e, caso não gostasse desse gênero musical, provavelmente passaria longe do auditório do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ.

Na verdade, a exposição feita pela bióloga Aline Carvalho teve como objeto a empresa OAK, na qual ela trabalha. Além de explicar o surgimento desta, a palestrante exemplificou a proposta da instituição com alguns programas desenvolvidos pela equipe, entre os quais o “Jeito Moleque Ambiental” ou simplesmente “JM Ambiental”.

Durante a apresentação, Aline frisou a questão da mudança de comportamento. Segundo ela, o conhecimento técnico deve gerar novos métodos de produção, que por sua vez dão origem à educação e à consciência ambiental que, por fim, tornariam possível a instrumentalização da cidadania ambiental, a transformação da idéia em prática. Transpondo a seqüência para o dia-a-dia profissional dos engenheiros químicos, a questão é descobrir uma forma desse grupo também contribuir para a consolidação do comportamento ambientalmente amigável, seja através de novos produtos, seja através de novos processos.

O forte da palestra foi mostrar que cuidar da natureza não é necessariamente pesado e chato. Pode, ao contrário, ser lúdico, educativo e até mesmo prazeroso. Assim, uma das formas encontradas pela empresa de conscientizar os jovens através da música foi a parceria com o Jeito Moleque. O grupo queria ser consolidado através da concretização de boas idéias e tinha potencial para atingir muitas pessoas. Juntando o útil ao agradável, a soma de esforços se concretizou e desde então vem buscando a popularização do meio ambiente através, da distribuição de folhetos informativos durante os shows e da neutralização do gás carbônico despejado pelos integrantes durante suas atividades. Curiosamente, outras bandas internacionais já realizaram atividades semelhantes, dentre as quais Pearl Jam, Coldplay e Pink Floyd.