Homenagem e palestra no projeto Música no Fórum

O projeto Música no Fórum, do Fórum de Ciência e Cultura, realiza segunda feira, dia 14 de julho, uma homenagem ao compositor brasileiro Ronaldo Miranda, às 19h no Salão Dourado.

Ronaldo nasceu no Rio de Janeiro, tendo se formado em composição pela Escola de Música da UFRJ. São de sua autoria adaptações de obras literárias para concerto, como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Várias de suas obras foram executadas em outros países, como Alemanha e Estados Unidos. Atualmente, Ronaldo Miranda é professor da Universidade de São Paulo (USP).

As obras escolhidas para a homenagem serão executadas pelos músicos Luiz Senise, Maria Teresa Madeira, Josiane Kevorkian, Patrícia Bretas e Gustavo Ballesteros , ao piano, Ricardo Santoro, ao violoncelo, José Batista Junior, clarinetista, e as cantoras Veruschka Mainhard, soprano, e Luciana Alves e Silva, mezzo-soprano.

No dia 16 de julho às 18h30, também no Salão Dourado, haverá a apresentação da tese de doutorado “O Saxofone como mediador na articulação de composições mistas”, do músico Pedro Bittencourt. A palestra é sobre a combinação entre música acústica e mecânica, a partir do trabalho do saxofonista.

O Fórum de Ciência e Cultura fica à avenida Pasteur, nº250/2° andar, campus UFRJ da Praia Vermelha. A entrada para o Música no Fórum é franca.