">A UFRJ traz uma boa notícia para os estudantes que vão prestar o Vestibular 2009: cerca de mil vagas foram criadas para o próximo ano.

Vestibular 2009: novos cursos e ampliação de vagas

A UFRJ traz uma boa notícia para os estudantes que vão prestar o Vestibular 2009. Foram aprovados novos cursos na universidade. Serão abertas também novas turmas do curso de Ciências Biológicas Modalidade Biofísica, em Xerém, e Enfermagem e Obstetrícia, Medicina e Nutrição, em Macaé. Outra boa notícia é a ampliação de vagas de alguns cursos da instituição. São cerca de mil vagas a mais que no ano anterior. O aumento de vagas faz parte das ações do Plano de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE-UFRJ).

A criação dos cursos de bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra, de Saúde Coletiva e de Comunicação Visual Design,  foi aprovada, no dia 3 de julho, em sessão extraordinária do Conselho Universitário. Os cursos de História da Arte, Terapia Ocupacional e Relações Internacionais já haviam sido aprovados em outras sessões do Conselho.

A pró-reitora de Graduação, professora Belkis Valdman, destaca a importância da criação de novos cursos, sobretudo, pelo pioneirismo de alguns deles. “O curso de Saúde Coletiva da UFRJ  é o primeiro do Brasil”, enfatiza. Ela afirma também que não existe nenhuma universidade pública do estado que ofereça o curso de Terapia Ocupacional.

Foi criado também o curso de licenciatura em Ciências Sociais – o bacharelado já existia na instituição. Já o curso de Filosofia, agora, passa a oferecer vagas  para o bacharelado e para a licenciatura em entrada única. A escolha entre bacharelado e licenciatura será feita após a conclusão do terceiro período.

Há também vagas novas para o curso de engenharia que poderá ser feito através da sub-opção Básico em Engenharia. Nesse caso, os estudantes cursarão quatro períodos com disciplinas comuns a todos os curso da Escola Politécnica (Poli). Após a conclusão desses períodos, os alunos passarão por uma avaliação de coeficiente de rendimento das disciplinas cursadas para a escolha de um dos 12 cursos tradicionais oferecidos pela Poli.

Para a pró-reitora, a iniciativa da UFRJ visa atender às novas demandas da sociedade contemporânea. “A UFRJ está caminhando em direção a novas formações profissionais, além de estar inserido um quantitativo maior de estudantes na universidade”, ressalta.

O edital do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2009 está previsto para ser divulgado no dia 15 de julho. Serão oferecidos, ao todo, 7.682 vagas. As inscrições começam no dia 1º de agosto e terminam no dia 31 do mesmo mês. As provas serão realizadas nos dias 9 e 23 de novembro.

Novos Cursos:

Terapia Ocupacional
Saúde Coletiva
Bacharelado em Ciências da Matemática e da Terra
Comunicação Visual Design
História da Arte
Relações Internacionais
Licenciatura em Ciências Sociais

Novas Turmas:

Ciências Biológicas Modalidade Biofísica (Xerém)
Enfermagem e Obstetrícia (Macaé)
Medicina (Macaé)