">No dia 8 de julho foi apresentado o estudo técnico sobre formas alternativas para o transporte na cidade universitária. O projeto, parte do Plano Diretor da universidade, tem como objetivo conectar ativamente a ilha da cidade universitária com a cidade e por extensão com o estado e o país.

UFRJ discute alternativas ao sistema de transporte na Cidade Universitária

De acordo com Carlos Levi, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), são cerca de 60 mil usuários que partilham da estrutura universitária. Segundo ele, com a expansão da universidade, esse número deverá aumentar cada vez mais. “Temos que preparar a estrutura para recepcionar esse aumento da oferta de vagas”, adianta o pró-reitor.

Assim, para que a universidade esteja preparada para receber esses novos usuários, três propostas foram apresentadas como alternativas: sistema hidroviário, ferroviário e uso interno de bicicletas. “Foram apresentados projetos em curso na Secretaria Estadual de Transportes e que podem beneficiar o campus da cidade universitária”, explica o reitor Aloísio Teixeira.

Presente ao evento estava Ivan Rodrigues, assessor de relações institucionais da Secretaria de Estado de Transportes. Para ele, a parceria entre universidade e governo só tende a melhorar o trânsito carioca e, consequentemente, o da cidade universitária. “A Secretaria de Transporte vem procurando parcerias com a academia porque entendemos que é imprescindível o conhecimento da universidade para que possamos implementar políticas efetivas que causem impactos positivo na população”, analisa.

Veja o vídeo da WebTV sobre a reunião