UFRJ apresenta nova política governamental de desenvolvimento

“Inovar e investir para sustentar o crescimento” foi o tema da palestra realizada hoje, 8 de julho, por Patrícia Zendron, assessora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que representou Reginaldo Braga Arcuri, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). O evento fez parte do Ciclo “Encontros de Inovação” organizado pela COPPE e apresentou a nova Política governamental de Desenvolvimento Produtivo (PDP), formalizada em maio de 2008.

Segundo informou Patrícia Zendron, o contexto atual favoreceu a criação da nova política. “O crédito em expansão cada vez maior, o aumento do emprego formal, o crescimento da massa de salários, e o atual grau de investimento do Brasil foram favoráveis à criação do PDP”, informou a palestrante.

Durante a palestra, foram apresentadas as principais ações e medidas da PDP, que se divide em programas específicos para o desenvolvimento de setores produtivos. Segundo informou Patrícia Zendron, o objetivo da Política de desenvolvimento é “criar um país mais competitivo, atuando em conjunto com outras políticas tais como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)”.

Entre as principais metas do PDP, está a ampliação do investimento fixo, elevação do dispêndio privado em Pesquisa e Desenvolvimento, aumento de 1,18% para 1,25% na participação nas exportações mundiais, aumento de 10% no número de pequenas e médias empresas exportadoras, entre outras.

As medidas se dividem em ações sistêmicas, programas estruturantes e destaques estratégicos, abrangendo os principais setores produtivos. Os programas pertencentes a cada área são criados em cima de estratégias, objetivos, metas quantitativas, desafios e gestão.

Ao final do evento, os ouvintes iniciaram um debate onde foram abordadas questões como o fracasso do Plano plurianual (PPA) do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1995 e a carência de profissionais capacitados para atuar na aplicação da política.

De acordo com a palestrante, O PDP foi criado com foco nos erros e acertos do antigo plano e há uma iniciativa por parte dos gestores como BNDES e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na aquisição de mão-de-obra capacitada.

– A Política de Desenvolvimento Produtivo exige avanços na organização empresarial e na gestão governamental. Nosso trabalho está apenas começando, concluiu Patrícia Zendron.