Arraiá da UFRJ 2008

Nos próximos dias 11 e 12 de julho acontece, no campus da Praia Vermelha, o Arraiá da UFRJ 2008 – Professor Carlos Tannus. A 5ª edição da festa presta homenagem póstuma ao professor que foi precursor do incentivo ao evento, falecido no último dia 12. A partir das 17h o público poderá conferir barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeiras, grupos de forró, fogueira, quadrilhas, premiações e o tradicional casamento da roça. A entrada é franca.

O evento é organizado pelo Fórum de Ciência e Cultura e pelos Centros Acadêmicos de 23 cursos da Universidade, entre eles Música, Direito, Direção Teatral, Medicina, Matemática, Geografia e Engenharia. Também estarão representados o Projeto UFRJ MAR, o IPUB e o Instituto de Neurologia Deolindo Couto, entre outras Unidades.

Com a proposta de fazer uma festa julina tradicional, serão apresentadas quadrilhas de roça, fiéis às raízes nordestinas. No dia 11, a Companhia Folclórica do Rio – UFRJ, grupo que concilia trabalho acadêmico com montagens artísticas de danças e folguedos folclóricos brasileiros será a atração. Também na sexta-feira haverá apresentação da quadrilha do curso de Educação Física e show do grupo Forró Dance. No dia 12 será a vez das quadrilhas de Miguel Couto: O Arraia do Grama, composta por crianças, e a Vuco Vuco, por adultos.  À noite, o show vai ser comandado pelo Trio Forró Brás, coordenado por Ademar Ferreira, que também atua como repentista.

Serão oferecidos prêmios para a barraca mais original e para a mais divertida. Os Centros Acadêmicos também terão suas barracas e organizarão brincadeiras de salão, típicas das festas julinas, como corrida no saco, ovo na colher, cabo de guerra e dança das cadeiras, com prêmio para os vencedores. Também será escolhido o melhor casal dançarino, que a qualquer momento pode ser eleito pelo mestre de cerimônias e avaliado por um júri formado na hora.