">Astros da música como Beth Carvalho e Diogo Nogueira dividirão as atenções do público com o grupo “Cancioneiros do IPUB”, banda composta por pacientes do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em mais uma edição do “Loucos por Música”.

Talentos do Instituto de Psiquiatria no Canecão

Astros da música como Beth Carvalho e Diogo Nogueira dividirão as atenções do público com o grupo “Cancioneiros do IPUB”, banda composta por pacientes do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em mais uma edição do “Loucos por Música”. O show acontece nesta próxima terça-feira, dia 8 de julho, às 20h30, no Canecão. O grupo faz a abertura do evento, que já existe há quatro anos, e que direciona toda a sua renda a instituições voltadas para a área da saúde mental.

A banda “Cancioneiros do IPUB” faz parte de um projeto da UFRJ, no qual as canções produzidas pelas pessoas tratadas no Instituto de Psiquiatria são registradas e divulgadas. Em 12 anos de história, já foram dois CDs gravados, além de participações em diversos eventos ligados a essa área da saúde. Na noite de amanhã, serão apresentadas quatro músicas compostas pelo grupo.

– Essa iniciativa é pioneira no Estado do Rio de Janeiro, quando se trata da formação de grupos musicais integrando pessoas com problemas mentais – afirmou em entrevista Vandré Vidau, coordenador e um dos criadores do projeto. Segundo ele, a idéia da banda teria surgido em conjunto com os próprios pacientes, durante o seu curso de especialização em saúde mental no IPUB.

O musicoterapeuta ainda comentou como o grupo se mantém afinado. Os 16 integrantes, sendo 12 deles doentes mentais, ensaiam três vezes por semana, mais precisamente às segundas, quartas e sextas. Além disso, cada músico possui o seu estilo próprio, que varia do sertanejo ao samba-rock.

Já está disponível na loja do Canecão a produção da banda. O último CD foi lançado em 2003, intitulado “Lançando para fora”. A primeira gravação, que também está à venda na casa de shows, é composta por 15 músicas, além de contar toda a história do grupo. Em breve, ambas poderão ser encontradas também no próprio Instituto de Psiquiatria.

Como já foi dito, o “Loucos por Música” acontece nesta terça-feira, às 20h30, no Canecão. O estabelecimento fica em Botafogo, próximo ao Campus da Praia Vermelha da UFRJ.