Programa Radar Tecnológico seleciona 26 projetos inovadores

Com o objetivo de identificar projetos inovadores com foco na criação de uma nova empresa, o Programa Radar Tecnológico seleciona 26 tecnologias inovadoras a serem inseridas no mercado. Tal programa, que foi aprovado pala Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), faz parte das atividades do consórcio PNI, de apoio as incubadoras, que neste caso apóia a incubadora de empresas da Coppe/UFRJ, do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Militar de Engenharia (IME/Exército) e do Inmetro.

O programa Radar Tecnológico foi concebido para avaliar e qualificar o potencial econômico de tecnologias inovadoras originadas nas universidades e centros de pesquisa. Ele avalia o estágio de desenvolvimento de tecnologia dos projetos, seus potenciais de mercado, o perfil empreendedor dos grupos que os desenvolveram, além do grau de motivação das tecnologias. Ao identificar e estudar o modelo de negócio mais apropriado, o programa busca orientar seus pesquisadores a fim de inserir com eficácia suas tecnologias no mercado.

Em sua primeira fase, o Radar Tecnológico visitou cerca de 50 laboratórios das instituições envolvidas, onde foram identificadas mais de 70 tecnologias. Já foram selecionadas metade do total de projetos a serem finalizados. Segundo Lucimar Dantas, gerente adjunta da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, até o mês de agosto, os diagnósticos das 13 primeiras tecnologias estarão concluídos e os novos negócios já estarão prontos para saírem dos laboratórios.