Mostra mais!

“Mostra Mais”, a exposição de peças teatrais organizadas pelo curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ, iniciou nesta quinta-feira, (3/7), suas apresentações do primeiro semestre de 2008. Dirigidos por alunos do sétimo período do curso e contando com o apoio de diversos professores e estudantes de outros períodos, os espetáculos têm em média uma hora de duração, atendendo aos mais diferentes gêneros e gostos do público. Na abertura, foram apresentadas duas peças:“O tempo e os Conways”, um drama dirigido por Kelly Coli, e a comédia “O misantropo”, sob a direção de Marília Lattaro.

A mostra é uma oportunidade dada aos estudantes, que estão no penúltimo período, de colocar em prática todo o aprendizado adquirido ao longo de três anos de curso, sendo também uma prévia da apresentação final: a segunda edição anual do “Mostra Mais”, realizada no fim do ano, já consiste na formatura desses futuros diretores teatrais. “O objetivo é dar a eles um pouco de ritmo de jogo, fazer com que experimentem o processo completo de montagem do espetáculo, incluindo o trabalho com os atores, cenógrafos, iluminação, com o espaço e, principalmente, com o público”, afirma José Henrique Moreira, professor de Direção Teatral e coordenador de iluminação do evento.

Além da experiência que os estudantes-diretores das peças apresentadas adquirem, o “Mostra Mais” também envolve alunos de diferentes períodos, que estão na produção do evento, auxiliando na iluminação e como atores. Marymília Fatah, do terceiro período de direção teatral participa da mostra como atriz em duas peças, na iluminação de outra e é bolsista na produção do evento: “O interessante do ‘Mostra Mais’ é que não apenas o aluno que está à frente da direção está empenhado. Todos os alunos estão sempre dando o seu melhor em uma experiência muito importante, pois não é um curso apenas teórico. Temos a oportunidade de a cada seis meses colocar em prática tudo que se aprende em sala”, comemora Marymília.

O primeiro dia

A “Mostra Mais” estava marcada para os dias 1 e 2 de julho, com a apresentação da peça “Capitães de Areia”, cancelada por problemas pessoais do diretor durante a produção da peça. A abertura então ficou por conta das peças “O tempo e os Conways”, de John Boynton Priestley, e “O misantropo”, comédia de Menandro, apresentadas nesta quinta-feira, dia 3 de julho.

“O tempo e os Conways”, dirigida por Kelly Coli, faz uma reflexão sobre a interferência do tempo numa família e como os desejos de cada membro são frustrados vinte anos mais tarde, acontecendo tudo ao contrário do que previram um dia. “É um texto bem bacana, que fala sobre o tempo e sobre as pessoas planejarem muito sobre o futuro ao invés de pensar no presente”, afirma a diretora da peça.

Marília Lattaro, por sua vez, aposta na comédia como ponto forte da peça que dirige, “O Misantropo”: “É uma peça com muita alegria, musicais e cenas engraçadas”, afirma. A peça conta a história de um homem com aversão ao contato social – o misantropo – e que impede sua filha, muito bonita, de conversar com outras pessoas. Até que o deus Pã se enfurece com sua atitude e, sabendo de suas condições financeiras pouco estáveis, faz com que um homem rico se apaixone por sua filha. A história gira em torno dessa questão e dos preparativos do casamento.

Mais!

O “Mostra Mais” deste ano comemora os 15 anos do curso de Direção Teatral, tempo que confere grande credibilidade às peças produzidas e apresentadas pela Escola de Comunicação da UFRJ. Isso explica o público já cativo das mostras semestrais, que marcam presença a cada apresentação. “A essa altura, nós já formamos um público que sabem que aqui tem textos de qualidade, que são trabalhos orientados e é gratuito. Nós sabemos que vão lotar as apresentações exatamente por causa disso, não são apenas conhecidos ou pessoas da própria UFRJ que prestigiam o trabalho de nossos alunos”, afirma José Henrique, reforçando o convite para as apresentações, que acontecem até o dia 16 de junho.

Confira a programação completa, que conta com a apresentação de adaptações e cortes de peças da dramaturgia nacional e internacional:

Reapresentação de O Tempo e os Conways, de John Boyton Priestley
18 horas – Laguinho
Direção: Kelly Coli

Reapresentação de O Misantropo, de Menandro
20 horas – Laguinho
Direção: Marília Lattaro

7 e 8 de julho

Os Aviões não Esperam, de Julio Cortazar
16 horas – Espetáculo Itinerante – Ponto de Encontro: Entrada da ECO
Tradução e direção: Guilherme Delgado

A Dama do Mar, de Henrik Ibsen