O som da boa música

Orquestras não estão ultrapassadas. Ao menos segundo o maestro Marcelo Jardim, que regeu a Orquestra de Sopros da UFRJ em sua apresentação do dia 3 de julho, no auditório Horta Barbosa, no Centro de Tecnologia da Universidade. No evento, que durou cerca de uma hora, foram interpretadas as peças “The Hounds of Spring”, de Alfred Reed; Quatro danças brasileiras compostas por Hudson Nogueira; “Gershwin’s Fantasy”, de George Gershwin e “Blue Shades”, de Frank Ticheli. “Gershwin’s” contou, inclusive, com a participação especial do solista e professor da Escola de Música da UFRJ Marco Túlio.

A apresentação foi aplaudida de pé pela platéia. A execução do repertório, parte do currículo artístico e técnico da orquestra, não deixou nada a desejar para os leigos no assunto.

– Para essa apresentação no Fundão, escolhemos um repertório que tivesse um apelo forte, que mostrasse um aspecto virtuoso, base da orquestra de sopros. Todo o repertório foi pincelado para que mostrasse as possibilidades da orquestra de sopros dos estudantes universitários, também alunos da UFRJ e num nível de excelência. O que foi apresentado aqui, por exemplo, também é apresentado nas principais universidades americanas – explica Marcelo.

A procura do público por esse repertório se dá, segundo o professor, pelo interesse em música de boa qualidade, sinfônica ou não sinfônica. “Hoje a procura do jovem pela universidade de música é maior do que era décadas atrás, por exemplo. Você pode verificar isso fazendo um levantamento nas universidades de música do país. O que falta, e sempre vai faltar, é a divulgação correta desse trabalho. Foi assim com Mozart, Beethoven e não vai ser diferente conosco. Mesmo com todos os problemas que enfrentamos, a UFRJ e as demais instituições de ensino superior que fornecem cursos na nossa área ainda apresentam um caminho para o músico que vai preencher as vagas das grandes orquestras do Brasil”, conclui Jardim.

Esta foi a última de outras tantas apresentações que o grupo, formado no início do ano e constituído exclusivamente de alunos da Escola de Música, fez no primeiro semestre de 2008.