Campanha educativa de trânsito no campus do Fundão

A prefeitura da Cidade Universitária, em parceria com o DETRAN, vai lançar a campanha “Pé no freio”, a fim de combater as estatísticas de trânsito que atingem um número maior de professores, funcionários, alunos e visitantes. A partir do dia 9 de julho, os freqüentadores do campus do Fundão poderão vislumbrar, espalhados nas vias e nos prédios, outdoors e cartazes de alerta.

– A idéia surgiu quando a professora Eva Vider,  da Escola Politécnica da UFRJ, preocupada com o número de acidentes fatais com alunos da Universidade, procurou a prefeitura com o objetivo de disponibilizar espaço para alguma campanha. Após conversar com a assessoria de comunicação do Detran, concluímos que seria o espaço e momento ideal para realização do projeto – disse o prefeito Hélio de Mattos.

Segundo o professor Hélio, em cinco anos, o número de ocorrências evoluiu de maneira significativa, o que exigiu alguma atitude de combate. Embora a maioria desses acidentes seja sem vítimas, ainda há com o que se preocupar. “Em 2003 houve 27 casos registrados, sendo 19 deles sem vítimas. Já em 2007, foram 63 no total, nos quais 54 não houve feridos”, informou.

A campanha “Pé no Freio”, de acordo com o prefeito, apresenta um foco exclusivamente educativo. Para tanto, há também a idéia de conscientização através de manuais, panfletos, performances em eventos acadêmicos e homenagens aos alunos vitimados por atropelamento ou acidente de carros que, até hoje, somam 95 (desde 1998). Além disso, Hélio de Mattos promete a aplicação da nova lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 19, que proíbe à direção o indivíduo que tenha ingerido qualquer quantidade de álcool.

O primeiro alvo do projeto são os motoristas que trabalham para a Instituição. Muitos deles trafegam pelas avenidas da Cidade Universitária em alta velocidade e ultrapassam os sinais de trânsito, desrespeitando as leis de trânsito.

– Por utilizarem os veículos com autorização oficial, os nossos motoristas devem ser os primeiros a darem o exemplo nessa campanha. O mesmo se aplica à empresa Real Brasil que tem contrato com a UFRJ –, alerta Hélio.

Por outro lado, o prefeito acredita que o novo projeto deve ser apoiado com outras medidas a médio e longo prazo. “Estudamos as áreas que apresentam os maiores índices e riscos de acidentes e pensamos em algumas soluções”, afirma. Dessa forma, com a construção do Restaurante Universitário, Hélio de Mattos confirma a existência de ações já pensadas para o local, visto que a avenida Carlos Chagas Filho, que fica entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), é uma das mais movimentadas da Ilha.

– A Equipe da prefeitura deseja instalar uma lombada eletrônica e criar um novo ponto de travessia no local para garantir a segurança dos freqüentadores e trabalhadores do Restaurante –, conta o prefeito.