A iniciativa governamental cria a primeira rede pública de televisão do país, que funciona como serviço público subordinado ao controle da sociedade civil. A TV Pública destina-se a contribuir para a formação crítica do cidadão, oferecendo programação de caráter artístico, educacional, cultural, informativo e científico; bem como refletindo a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira. A universidade poderá interagir com a nova política pública, por meio de sua expertise acadêmica e técnica em várias áreas de conhecimento. Seja com atividades de pesquisa, ensino, extensão e produção técnica.
Número 11 – 28 de maio de 2008 – Extraordinário
Reitor Seminário da Andifes debate Rede Audiovisual
A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu, dia 28 de maio, o seminário "Constituição da RedeIfes" na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro, que debateu a rede de permuta de conteúdos multimídia das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), contou com a participação de reitores, assessores de comunicação e coordenadores de rádios e tevês universitárias Ifes.
A segunda mesa do seminário debateu "A legislação acerca de rádios e TVs". A mesa foi presidida por Ana Dayse Dórea, reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contou com a participação de Carlos Alberto Freire Resende, diretor de Outorga de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, e de Paulo Roberto Franco Andrade, diretor de Comunicação Social da UFU.
Presidida por João Cousin, reitor da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), a terceira mesa do seminário realizado pela Andifes, debateu os rumos tecnológicos para os próximos anos. Participaram como debatedores Nelson Simões, diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Carlos Rocha, professor de Telejornalismo e Cinema da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Com o objetivo de discutir a relação da RedeIfes com os seus parceiros, a quarta mesa foi presidida por José Carlos Tavares Carvalho, reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e teve como debatedores Marcus Vinícius Rodrigues Mannarino, gerente de Comunicação e Marketing da RNP, e Silvana Barletta, assessora de Comunicação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) do Ministério da Educação.
A última mesa, presidida por Virmondes Rodrigues Junior, reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM), debateu a organização e o funcionamento da RedeIfes. Participaram como debatedores Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente do Grupo de Trabalho da RedeIfes, Gustavo Balduino secretário-executivo da Andifes, e Sérgio Duque Estrada, chefe do Serviço de Mídia Audiovisual e Multimídia da Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ.