Plenária de Decanos e Diretores reafirma o PRE/UFRJ

A última plenária de decanos e diretores aconteceu no campus da Praia Vermelha nesta segunda-feira (30) e discutiu assuntos relacionados ao Projeto de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE). Estavam em pauta temas como o incentivo à utilização da tecnologia de voz sobre IP em ligações telefônicas, já em processo de implementação na universidade; os novos cursos e vagas abertos para os próximos anos; a reafirmação das medidas e a apresentação de projetos que estão sendo desenvolvidos para a melhor adequação da Ilha Universitária ao PRE.

Segundo Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, a Resolução nº 09 de 2007, que estabelece a implementação do PRE na UFRJ, permite a ampliação do número de vagas para professores efetivos e com dedicação integral à instituição. “Estima-se que, ligadas à expansão, sejam criadas, até 2012, cerca de 700 vagas no quadro de docentes da universidade”, destaca o reitor.

Entre outras medidas que constam no PRE, Aloísio também destaca a necessidade de estabelecer maior integração entre as unidades, com a transferência até 2020 de todos os cursos para a ilha da Cidade Universitária, no campus do Fundão, que será acompanhada de melhorias em sua infra-estrutura, como a ampliação e reforma das unidades já existentes, novas formas de acesso ao campus e ampliação e criação de novos cursos e vagas.

Belkis Valdman, pró-reitora de Graduação (PR-1) e docente da Escola de Química (EQ), afirmou que as medidas do PRE já começaram a ser postas em prática, com a ampliação de novas vagas e criação de novos cursos. “A universidade passa a oferecer, a partir de 2009, os cursos de História da Arte, Relações Internacionais, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Ciências da Matemática e da Terra, Licenciatura em Filosofia, em Ciências Sociais e Comunicação Social – Design”, lista a professora. Além dos novos cursos, vários já existentes abrirão novas vagas, incluindo os ministrados nas unidades de Macaé e Xerém. “Esses dados podem ser conferidos no edital do Vestibular 2009, que deve estar pronto a partir da semana que vem”, destaca Belkis.

Carlos Antônio Levy, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), por sua vez, apresentou esquetes de projetos que começaram a ser elaborados para a ilha universitária. Entre eles, o desvio do tráfego de automóveis para o entorno do campus, favorecendo o trânsito de pedestres e transportes coletivos e alternativos para as vias centrais; preservação das áreas verdes do campus do Fundão; novos alojamentos, refeitórios e restaurantes universitários; ampliação do número de salas em cada unidade e um possível local para a construção de uma unidade da área de humanidades.

– Quanto á ampliação das formas de acesso, há projetos para a ligação com linhas metroviárias, ferroviárias, de barcas e trem maglev. A primeira pode ser favorecida devido às chances do Rio de Janeiro sediar a Copa do Mundo de 2014, o que culminaria com uma ampliação e melhoria da infra-estrutura da cidade -, espera o professor, lembrando que tem sido discutida pela prefeitura a ampliação da linha de trem de Bom Sucesso para a Ilha Universitária, e que o projeto de um trem maglev, com tecnologia desenvolvida por alunos da Escola Politécnica da UFRJ, possui investimentos para a construção de uma linha de 1 km.

Paulo Henrique de Aguiar Rodrigues, coordenador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI), apresentou uma das mudanças propostas na resolução 09/07, relacionada à economia dos gastos: a utilização da tecnologia de Voz sobre protocolo de internet – VoIP. “Trinta e duas cidades já utilizam o sistema de voz sobre IP, como Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo, Niterói e Rio de Janeiro. Essa medida diminui os custos com a telefonia pública, por substituí-la pela utilização do tráfego de dados pela internet – o que reduz significativamente os custos”, afirma o coordenador, lembrando que a UFRJ dispõe 1Gb de largura de banda e o serviço está disponível para discentes, estudantes e técnicos-administrativos no site interno da instituição.