Curso de Férias no Instituto de Bioquímica Médica

O Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ abre todos os anos, durante as férias escolares de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio, vagas para o Curso de Férias oferecido pelo instituto. Os cursos são práticos e oferecem a oportunidade de aprendizado diferenciado nas áreas das ciências naturais e da saúde.

O curso destinado aos alunos dura uma semana (40 horas), enquanto o para professores tem duração de duas semanas (80 horas). Na primeira semana, os participantes desenvolvem atividades experimentais. Ao contrário das aulas tradicionais, os alunos não recebem o conhecimento pronto, mas são obrigados a buscá-lo por conta própria, assistidos pelos monitores. Desta forma, o aprendizado da ciência se torna divertido, concreto e facilmente compreendido em qualquer faixa etária. Há discussões diárias sobre o andamento dos experimentos, possibilitando a troca de informações entre os participantes. Durante a segunda semana, os professores interagem com cientistas convidados para ministrar palestras.

Cursos oferecidos

– Você tem fome de quê? Comer ou não comer?

– Plantas: das sementes aos frutos. Plantando perguntas e colhendo repostas.

– Mosquito: ciência e mito. Desvendando o que é verdade e o que é mito sobre o mosquito da dengue.

As informações e inscrições podem ser feitas pelo telefone 2562-6762 ou 6756, ou pelo e-mail cferias@bioqmed.ufrj.br. O curso é gratuito.

Serviço

O Instituto de Bioquímica Médica fica no Centro de Ciências da Saúde, bloco H, cidade universitária – Ilha do Fundão. Endereço eletrônico http://www.bioqmed.ufrj.br/corpo/ensferias.html.