Conjuntura econômica da América Latina em debate

“A América Latina é construída sobre diversidades, que lhe conferem um enorme potencial de unidade”. Essa é uma das várias reflexões feitas por José Paulo Netto, professor da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, sobre conjuntura econômica, política e social da América Latina que é o tema discutido pela UFRJ no I Seminário Latino Americano de Ciências Sociais e I Encontro Latino Americano de Serviço Social, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de junho, levantando questões como a atuação de políticas de esquerda, lutas de classes, contracultura e movimentos sociais.

Segundo Yolanda Guerra, coordenadora do evento e professora da ESS, é latente discutir as questões políticas, econômicas e conjunturais sobre o continente. “Em especial no Brasil, que é um país em desenvolvimento e que atualmente tem uma perspectiva de esquerda em seu governo”, enfatiza, lembrando que representantes de mais dez nações latino-americanas estão presentes ao debate, contribuindo para a discussão.

Para a mesa de abertura, estavam presentes Fátima Grave, do Conselho Regional de Serviço Social – 7ª região, Marinete Cordeiro Moreira, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Maria Magdala, diretora da ESS/UFRJ, Laura Tavares, pró-reitora de extensão e pesquisa da UFRJ, Yolanda Guerra, Cleusa Santos, professora da ESS, e Robert Salamanca, representante estudantil da Escola de Serviço Social, que enfatizaram a importância da discussão. Laura Tavares reconheceu, por sua vez, a existência de discordâncias e conflitos na América Latina, destacando, entretanto, a necessidade de abertura para discussão. Para ela, a Escola de Serviço Social tem cumprido com esse papel, mantendo-se na vanguarda e em sua postura contra-hegemônica, apesar de estar inserida num ambiente universitário que caracterizou como “ainda elitista”.

Outros tópicos que serão levantados ao longo dos três dias de evento, referem-se à situação dos programas de pós-graduação em cada um dos países participantes, além de possibilidades de intercâmbios, convênios, articulação de núcleos de pesquisas e de redes, com a finalidade de elaborar um conjunto de propostas “para fazer avançar tanto o debate quanto a pesquisa no campo do Serviço Social”, como explica Yolanda Guerra.

O seminário, que apresenta por volta de 260 trabalhos inscritos, conta também com a realização de atividades culturais. Será apresentada hoje, 24 de junho, às 19h, a peça teatral “Tome Ciência” e, no dia seguinte, um Sarau Latino Americano, exaltando a cultura musical da América Latina. O Seminário acontece em vários pontos da cidade Rio de Janeiro, como o auditório do BNDES (Avenida Chile, 100 – Centro), e nos campi da UFRJ e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) na Praia Vermelha. A programação completa pode ser conferida no site www.ess.ufrj.br.