HUCFF terá novo tomógrafo mais rápido e com melhor definição de imagem

A boa nova foi anunciada pelo Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, Dr. Sérgio Côrtes, durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação entre o HUCFF e a Secretaria Estadual de Saúde (SESDEC/RJ), que aconteceu no dia 19 de junho, no Auditório Alice Rosa. “Isto não é um sonho, é uma realidade. O tomógrafo foi trazido da Alemanha, já está em São Paulo e, dentro de 30 ou 45 dias, estará aqui”, revelou. O evento teve como principal objetivo fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e a cooperação técnica entre o estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do HUCFF, visando aumentar o número de leitos e melhorar o atendimento e os serviços que atendam o direito à saúde da população do Rio de Janeiro. O Diretor Geral do HUCFF, Prof. Alexandre Pinto Cardoso, anunciou outra boa notícia: “Nas próximas duas semanas o hospital retomará suas atividades”.

De tecnologia multislice e com 16 canais, o tomógrafo que o HUCFF receberá vai permitir a realização de exames que o hospital ainda não faz, como a angiotomografia vascular, importante no diagnóstico de doenças coronarianas, e a colonoscopia virtual, que possibilita a investigação do intestino grosso sem que o paciente precise passar por um procedimento invasivo. “O tomógrafo que o HUCFF tem hoje é de dois canais. Com o novo equipamento, de tecnologia mais avançada, além de podermos realizar exames que até então o hospital não fazia, conseguiremos fazer imagens mais de maior resolução e com mais rapidez”, explicou o Prof. Paulo Bahia, Chefe do Serviço de Radiodiagnóstico. O equipamento que o HUCFF ganhou integra uma leva de 10 tomógrafos multislice que foram comprados pelo estado para unidades de saúde, entre elas quatro novos centros de imagens serão inaugurados pelo estado.

“Esperamos ter novas parcerias com o HUCFF. E, Alexandre, tenha certeza de que a nossa população precisa do HUCFF. Como gestor do estado, vou fazer o possível e até mesmo o impossível para que o HUCFF volte a exercer a excelência que na verdade nunca perdeu, para que possa continuar prestando assistência de qualidade como sempre fez e formando recursos humanos na área da saúde. Isto eu nunca conseguirei quantificar porque não tem preço”, declarou o Secretário de Saúde.

De acordo com o Dr. Sérgio Côrtes, a ocasião da cerimônia era muito importante não apenas para anunciar medidas de ajuda emergencial ao HUCFF, mas também para incentivar a reflexão pelos gestores de saúde acerca do que está errado na forma de financiamento dos hospitais universitários. “Os HUs não podem ser prestadores de serviço para o SUS. Esta forma de financiamento dos HUs tem que ser rediscutida”, defendeu. Em vista da necessidade de pensar uma solução conjunta para os HUs, o Secretário propôs a formação de uma associação dos hospitais universitários do Rio de Janeiro, mesmo que informal, que reúna o HUCFF, o Gaffrée e Guinle (HUGG/UniRio), o Pedro Ernesto (HUPE/Uerj) e o Antônio Pedro (HUAPE/UFF), para discutir propostas no âmbito estadual. Em seguida, apresentou o cenário do serviço público de saúde no estado: “Dos médicos aprovados no último concurso para profissionais de saúde, realizado em 2001, 70% abandonou o serviço público”.

O Prof. Alexandre, por sua vez, apresentou outras negociações e conquistas realizadas junto à Secretaria Estadual de Saúde para sanar a crise conjuntural pela qual o hospital passa, entre elas, o aumento do número de leitos, os 10 leitos equipados com monitores e respiradores para a inauguração da Neuro-UTI, os 30 novos leitos destinados a pacientes com doenças infecto-parasitárias e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), já em andamento. Para o Diretor Geral, a conquista do HUCFF junto à SESDEC aponta para uma mudança de perspectiva para os HUs no Rio de Janeiro e sinaliza até mesmo um caminho para todo o Brasil. “Estamos juntos, Secretário, vamos trabalhar em mais esta frente juntos. Nós somos um hospital de caráter terciário, com vocação para alta complexidade, e vamos fazer cumprir nossa missão de excelência, tanto na assistência, que não se esgota no âmbito municipal, como no ensino e na pesquisa”, disse o Prof. Alexandre.

A cerimônia também contou com a participação do Subsecretário Estadual de Saúde e Defesa Civil (SESDEC/RJ), Manoel Cruz, o Reitor da UFRJ, Prof. Aloisio Teixeira, e o decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ), Prof. Almir Fraga Valadares. Ao abordar a raiz estrutural da crise que o HUCFF atravessa, o Prof. Aloisio ressaltou as três características conferidas aos hospitais universitários  responsáveis pela crise geral dos HUs: são federais mas não têm benefícios que outros hospitais vinculados ao Ministério da Saúde têm, são hospitais de ensino que têm compromisso com a pesquisa e a extensão, além de integrar a rede SUS, e, “no entanto, os ministérios a eles ligados ficam eximidos de contribuir, o MEC porque a instituição é um hospital, e o MS porque é um hospital de ensino”, explicou. E defendeu a elaboração de um novo modelo de financiamento para os hospitais universitários mais favorável não apenas aos HUs, mas às políticas de atenção à saúde. O Prof. Almir, por sua vez, pronunciando-se em nome do CCS e do Diretor da Faculdade de Medicina (FM/UFRJ), declarou apoio total ao hospital: “Nós estamos com o HUCFF para o que der e vier. O HUCFF faz parte dos 200 anos da Faculdade de Medicina, primeiro em sonho e, há trinta anos, como realidade”, e parabenizou a gestão pela posição com que tem enfrentado as dificuldades.