UFRJ e ONU oferecem curso gratuito no Itamaraty

Entre 7 e 25 de Julho, o Palácio do Itamaraty será a sede do I Curso A ONU e as questões internacionais contemporâneas: o 60° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948/2008). Coordenado por Vanessa Oliveira Batista, professora da Faculdade de Direito da UFRJ, o curso é parte do projeto de extensão "Universitários pela Paz", fruto de uma parceria estabelecida entre a universidade e a Organização das Nações Unidas (ONU) na qual estão envolvidas a Faculdade de Direito, o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE), o Núcleo de Estudos Internacionais (NEI), a Pró-Reitoria de Extensão (PR-5) e o Projeto Escola Aberta (UFRJ/UNESCO).

O projeto “Universitários pela Paz” visa a inclusão da universidade no processo de divulgação dos direitos humanos em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. O trabalho será feito com a chancela das Nações Unidas, que emitirá certificado internacional aos participantes. O I Curso A ONU e as questões internacionais contemporâneas constitui apenas a primeira etapa de atividades desse projeto. O Ministro Paulo Vanucchi, Secretário Especial de Direitos Humanos, estará presente na conferência de abertura, que acontecerá no dia 7 de julho, às 15 horas.

O curso será oferecido a cinqüenta alunos de graduação de toda a UFRJ. Para participar, é necessário se inscrever por meio do site escoladapaz.nce.ufrj.br até o dia 29 de junho. Após a fase de inscrições, os candidatos pré-aprovados passarão por um processo seletivo com entrevista para preenchimento das vagas. A divulgação dos resultados ocorre no dia 3 de julho.

Maiores informações pelo e-mail universitariospelapaz@gmail.com.