">No próximo sábado, dia 21 de junho, acontece o 1º Torneio Estudantil de Ginástica Artística. No mesmo dia, será inaugurado o Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica.

UFRJ abriga torneio de Ginástica Artística

A Federação de Ginástica do Rio de Janeiro (FGERJ) promove nesse sábado, dia 21 de junho, a partir das 9 horas, o 1º Torneio Estudantil de Ginástica Artística, que reúne alunos iniciantes no esporte e matriculados em qualquer escola das redes de ensino público ou privado do Rio de Janeiro. O torneio acontece na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ), na ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Segundo a presidente da Federação de Ginástica e organizadora do evento, a professora Andréa João, investir em eventos como este é primordial para o crescimento do esporte no país. “Queremos que a ginástica seja mais utilizada no ambiente escolar como atividade física. Este é um esporte básico para todas as outras modalidades e temos o objetivo de formar cidadãos melhores, além de detectar futuros campeões”, explica Andréa, que há anos luta para que a ginástica volte a ser incorporada aos Jogos Estudantis ao lado dos professores Haroldo Mota, Ronaldo Miranda, Edson dos Santos e Luciana Noronha, que também estão na organização do torneio. Andréa João é professora da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), do departamento de Ginástica.

Todos os 350 participantes inscritos receberão medalhas de reconhecimento, já que o objetivo do evento é a motivação para o esporte e uma competição saudável. A arbitragem do torneio fica a cargo dos alunos da UFRJ formados no último curso de arbitragem promovido pela Federação de Ginástica do Rio de Janeiro, que pretende aumentar o quadro de árbitros para 2009.

UFRJ abriga Centro de Excelência em Ginástica

No mesmo dia e local acontece ainda a inauguração do Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica. O Centro é o resultado de um patrocínio da Caixa Econômica Federal, firmado com a Confederação Brasileira de Ginástica, para que sejam feitos centros de treinamentos (CTs) em 14 estados do país. O Rio de janeiro foi um dos contemplados. “A administração dos CTs ficaram a cargo das federações estaduais e funcionaremos neste ginásio da UFRJ, onde pretendemos realizar grandes projetos e certamente descobrir diversos talentos que vão brilhar na ginástica. Mas, o mais importante é que daqui saiam cidadãos conscientes da importância do esporte para formação do ser humano”, diz Andréa João.

O Centro atenderá 150 crianças entre cinco e nove anos, gratuitamente. O patrocínio garante os equipamentos infantis para a iniciação, uniformes e pagamento de um monitor. O CT funcionará no Ginásio de Ginástica Artística da UFRJ, que é cercado por diversas escolas. Além disso, possibilitará uma capacitação para os alunos da UFRJ, que poderão realizar estágio no Centro. O CT também servirá de base para o desenvolvimento de pesquisas científicas e o intercâmbio com os laboratórios de Fisiologia e Biomecânica, além das faculdades de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição.

As aulas no Centro terão início no dia 24 de Junho e o funcionamento, inicialmente, será as terças e quintas-feiras entre 8h30 e 10h30 na parte da manhã e das 13h30 às 14h30 no horário da tarde. A inscrição do aluno deve ser feita pelo responsável, que deve comparecer ao local com uma cópia da certidão da nascimento da criança.