Categorias
Memória

Danilo Caymmi no Roxinho

 No próximo dia 25, ás 14h30, o Auditório do Roxinho, situado no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ) recebe o cantor e compositor Danilo Caymmi, reconhecido pela crítica especializada como um dos grandes representantes da música popular brasileira.

Esta é uma boa oportunidade para Danilo voltar ao campus da UFRJ e relembrar seu tempo de estudante, já que em 1966 entrou para o curso de Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), onde permaneceu por quatro anos, mas não chegou a se formar.

Filho do fantástico casal de cantores Dorival Caymmi e Stella Maris e irmão de Dori e Nana Caymmi, Danilo, que também é compositor, flautista e produtor musical, possui a música em suas veias, o que explica o enorme talento herdado demonstrado desde os 11 anos, quando aprendeu intuitivamente a tocar flauta.

Carreira

Em 1977, lançou seu primeiro disco solo, “Cheiro Verde”, com algumas músicas de sua autoria. Mais tarde, em 1983, integraria a Nova Banda, de Tom Jobim, em turnês nacionais e internacionais. Foi nessa época que começou a cantar as músicas, “A Felicidade” e “Samba do Avião”, pelas quais recebeu críticas no mundo inteiro, o que o estimulou a atuar como cantor.

Participou de inúmeras gravações com grandes nomes da música, entre eles, Chico Buarque, Beth Carvalho, Gonzaguinha, Simone, além dos membros de sua família.

Danilo tem conquistado platéias também no exterior, tendo realizado espetáculos na Finlândia, Suécia, Rússia, Alemanha, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

O auditório Roxinho fica na ilha da Cidade Universitária, no Fundão, e a entrada é franca.