COPPEAD/UFRJ realiza evento com profissionais de Marketing

Durante quatro dias, o Rio de Janeiro será sede de um dos principais eventos mundiais de estudos em marketing: a CIMaR 2008 – Conferência Anual do Consórcio para Pesquisa de Marketing Internacional. No encontro, organizado pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão apresentados cerca de 20 estudos, além de palestras de renomados profissionais do setor do Brasil e do exterior.

O evento contará ainda com a presença do ex-ministro da Agricultura e atual assessor-executivo do Grupo JBS Friboi, Marcus Vinícius Pratini de Moraes.  A CIMaR acontecerá de amanhã (18/6) até a próxima sexta-feira, no Pestana Rio Hotel, em Copacabana.

Uma das palestras de destaque será a do professor David Griffith, da Michigan State University. Editor do Journal of International Marketing, da Associação Americana de Marketing, Griffith estuda o papel da cultura nas trocas inter-organizacionais, além de estratégias de marketing, buscando entender o papel dos profissionais da área enquanto personificação do capital da firma. Já o assessor especial da Câmara de Comércio Exterior, Aloísio Tupinambá, apresentará as iniciativas de sucesso da entidade para estimular o comércio do país nos últimos anos.

Durante a CIMaR, serão abordados também temas como negociações em fusões e aquisições globais no setor bancário; leis de propriedade intelectual e a indústria farmacêutica no Brasil; e padrões de internacionalização das escolas de negócios, tomando como exemplos casos da Espanha e do México.