Documentário e debate com Silvio Tendler na Coppe

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) realizou, na manhã do dia 12 de junho, como parte das comemorações pelos seus 45 anos, o debate com Silvio Tendler, cineasta fundador da Distribuidora Caliban Produções Cinematograficas Ltda e diretor do documentário “Encontro com Milton Santos: O Mundo Global Visto do Lado de Cá". O evento, que apresentava expectativas em torno de um auditório lotado, reuniu apenas algumas pessoas, que chegaram após a exibição do filme. A causa não pôde ser precisada, mas de acordo com as especulações, o motivo poderia ser a proximidade com o término do semestre letivo.

Embora com audiência aquém do esperado, o evento abordou questões importantes sobre o atual estágio da globalização. O filme apresenta aspectos históricos que remetem à origem do processo de globalização, à época do colonialismo, e mostra de que forma isso repercutiu no Brasil. Baseado em entrevistas realizadas em 1995 e 2001 com Milton Santos, o documentário apresenta as principais discrepâncias existentes entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Além desta, o filme revela um lado otimista. A globalização permitiu aos índios se manifestarem com mais facilidade, e aos membros das classes baixas, desenvolverem e divulgarem seus próprios estilos de música.

Silvio Tendler definiu a atividade cinematográfica como algo além do entretenimento, capaz de produzir uma “batalha das idéias”. Produziu ainda, filmes como “Jango” e “Anos JK”, de cunho histórico, mas este foi o mais consagrado, com 4 prêmios ganhos no Festival de Santiago em Cuba, como melhor filme no festival ecológico de Portugal, melhor filme no festival de Montevidéu, e outros.

Silvio Tendler aproveitou o debate para descrever seu contato com Milton Santos: “Quando eu fiz uma entrevista com Milton Santos em 1995, estava insatisfeito com o mundo. Fiquei fascinado com a sua maneira de ver a globalização, que na época, todos admiravam pelas novas possibilidades que surgiam, e ele ao contrário, já previa as desigualdades, porque sabia que os benefícios não chegariam a todos. E quão não foi minha surpresa, quando isso se mostrou verdade algum tempo depois”. Durante o debate, foi levantada ainda, a questão do desinteresse dos jovens de hoje, em relação aos desastres provocados pela globalização.

Ao final do evento, o convidado falou sobre os 20 anos da Constituição Brasileira e o quanto ela é surrealista. “É preciso repensar o processo de desenvolvimento do Brasil hoje. Mas o mundo não é tão negativo quanto se pensa, basta observarmos a cultura da periferia que vem se reerguendo e a própria reeleição do Lula apesar de todo o esforço da mídia em evitar isso”, concluiu Tendler.

A Trajetória de Milton Santos

Milton de Almeida Santos nasceu no dia 3 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, interior da Bahia. Formou-se em direito no ano de 1948 na Universidade Federal da Bahia e tornou-se doutor em geografia pela Universidade de Strasbourg, na França, em 1958. Autor de cerca de 40 livros, entre eles “O Espaço dividido” e “A natureza do espaço”. Milton Santos analisava a globalização como um processo que traria a perda de identidade, e levaria ao aumento das desigualdades entre os países.

A grande inovação atribuída a ele se refere à relação entre espaço e globalização. Para Milton Santos, o lugar, altamente modificado pelas inovações tecnológicas, tem o poder de anular os efeitos negativos da globalização.

Ao retornar do exílio em que vivia durante o período da ditadura militar, Milton Santos foi convidado a integrar o corpo docente da UFRJ, onde permaneceu até 1983. Em 1994, ganhou o prêmio internacional de geografia Vautrin Lud, conhecido como prêmio Nobel de geografia. Como personalidade contribuinte de Instituições de Ensino Superior, nas quais não lecionava, Milton Santos recebeu o título Doutor Honoris Causa, pela Universidade de Toulouse, Buenos Aires, Barcelona, e outras.

Falecido em 24 de junho de 2001, o geógrafo é reconhecido internacionalmente, e ainda hoje, muito comentado. Suas idéias acerca da globalização estão presentes em aulas de diversas instituições de ensino.