Categorias
Memória

Taxidermia fantástica

A ciência do impossível no possível artístico é o título da Conferência  Especial a ser ministrada por Walmor Corrêa, arquiteto por formação e artista plástico por opção.

Impregnado pelo espírito de um artista viajante Walmor Corrêa desenha e pinta seres improváveis, muito embora possuam uma familiaridade quase horripilante com a fauna provável.

Híbridos de mamíferos e insetos, pássaros e peixes, mamíferos e aves, peixes e mamíferos, seres criados pelo artista, dão conta de um mundo extravagante. Apresentam a Taxidermia de uma fauna  fantástica que desarranja os sentidos, sobretudo pelo que há de atual. Não são fortuitas alucinações artísticas, posto que são possíveis cientificamente.

O trabalho de Walmor Corrêa, segundo Maira Fróes, professora do Programa Avançado de Neurociências (PAN) do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, "é notável por possuir uma visão iconográfica do que talvez seja o mais significativo ‘nó filosófico’ da rotina dos cientistas experimentalistas: uma interminável, delicada e essencialmente ilusória dissecção de objetos e observadores, nas quais o real perscrutável cabe no imaginário, particular, único, confortado por uma lógica de trânsito universal, conquanto de existência efêmera em bases paradigmáticas".

A conferência será realizada as 12 horas do dia 2 de julho no Auditório do IBCCF da UFRJ, no Bloco G – Sala G1-22 do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da Ilha do Fundão e será apresentada por Maira Fróes.

Imagens captadas do site do artista – www.walmorcorrea.com.br