O reitor Aloísio Teixeira constituiu Grupo de Trabalho (GT) encarregado de planejar, organizar e coordenar as iniciativas e ações da universidade voltadas para a interação da UFRJ com a implantação da TV Brasil.">O reitor Aloísio Teixeira constituiu Grupo de Trabalho (GT) encarregado de planejar, organizar e coordenar as iniciativas e ações da universidade voltadas para a interação da UFRJ com a implantação da TV Brasil.">

UFRJ na TV… Pública

O reitor Aloísio Teixeira constituiu Grupo de Trabalho (GT) encarregado de planejar, organizar e coordenar as iniciativas e ações da universidade voltadas para a interação da UFRJ com a implantação da TV Brasil (Leia abaixo portaria de nomeação do GT). A participação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) no processo de funcionamento e consolidação da Empresas Brasileira de Comunicação (EBC) vem sendo conduzida e organizada, desde 2004, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes).

A iniciativa governamental cria a primeira rede pública de televisão do país, que funciona como serviço público subordinado ao controle da sociedade civil. A TV Pública destina-se a contribuir para a formação crítica do cidadão, oferecendo programação de caráter artístico, educacional, cultural, informativo e científico; bem como refletindo a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira. A universidade poderá interagir com a nova política pública, por meio de sua expertise acadêmica e técnica em várias áreas de conhecimento. Seja com atividades de pesquisa, ensino, extensão e produção técnica.

BOLETIM UFRJ
Número 11 – 28 de maio de 2008 – Extraordinário

PORTARIA N° 1356, de 28 de maio de 2008

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições conferidas pelo Decreto de 24 de junho de 2003, publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho de 2003; e considerando a relevância e o êxito do processo de articulação do envolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior com o esforço governamental para a criação da Empresa Brasileira de Comunicação – TV Brasil, empreendido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, consubstanciado na constituição da REDEIFES; considerando a importância estratégica do envolvimento institucional e acadêmico das IFES com a estruturação, desenvolvimento e consolidação desse instrumento de política pública voltada para a democratização da comunicação, RESOLVE:

Constituir GRUPO DE TRABALHO encarregado de planejar, organizar e coordenar as ações voltadas para a interação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a instituição e funcionamento da EMPRESA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO – TV BRASIL, especialmente, desde já, com a REDEIFES; com a seguinte composição: professora BEATRIZ VIEIRA DE RESENDE, matrícula Siape n° 0360503, Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura; professora IVANA BENTES, matrícula Siape n° 1125158, Diretora da Escola de Comunicação; JOÃO EDUARDO DO NASCIMENTO FONSECA, matrícula Siape n° 0359912, Chefe de Gabinete do Reitor; LAURA TAVARES RIBEIRO SOARES, matrícula Siape n° 0370944, Pró-reitora de Extensão.

Aloísio Teixeira
Reitor

Seminário da Andifes debate Rede Audiovisual
A Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu, dia 28 de maio, o seminário "Constituição da RedeIfes" na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro, que debateu a rede de permuta de conteúdos multimídia das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), contou com a participação de reitores, assessores de comunicação e coordenadores de rádios e tevês universitárias Ifes.

A segunda mesa do seminário debateu "A legislação acerca de rádios e TVs". A mesa foi presidida por Ana Dayse Dórea, reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contou com a participação de Carlos Alberto Freire Resende, diretor de Outorga de Serviço de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações,  e de Paulo Roberto Franco Andrade, diretor de Comunicação Social da UFU.

Presidida por João Cousin, reitor da Fundação Universidade do Rio Grande (FURG), a terceira mesa do seminário realizado pela Andifes, debateu os rumos tecnológicos para os próximos anos. Participaram como debatedores Nelson Simões, diretor geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Carlos Rocha, professor de Telejornalismo e Cinema da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com o objetivo de discutir a relação da RedeIfes com os seus parceiros, a quarta mesa foi presidida por José Carlos Tavares Carvalho, reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e teve como debatedores Marcus Vinícius Rodrigues Mannarino, gerente de Comunicação e Marketing da RNP, e Silvana Barletta, assessora de Comunicação da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu) do Ministério da Educação.

A última mesa, presidida por Virmondes Rodrigues Junior, reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFTM), debateu a organização e o funcionamento da RedeIfes. Participaram como debatedores Edward Madureira Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente do Grupo de Trabalho da RedeIfes, Gustavo Balduino secretário-executivo da Andifes, e Sérgio Duque Estrada, chefe do Serviço de Mídia Audiovisual e Multimídia da Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ.