Abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Santander

Estão abertas, até o dia 22 de agosto, as inscrições para a 4ª edição dos Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação (www.universia.com.br/premiosantander). Realizados pelo Santander Universidades, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, os prêmios visam estimular a atitude empreendedora e a pesquisa científica no meio acadêmico, revelando novos talentos que irão beneficiar a sociedade brasileira com a implementação de seus projetos empreendedores e de suas pesquisas científicas.

Para o Prêmio de Empreendedorismo, poderão se inscrever estudantes de graduação e/ou pós-graduação e, no de Ciência e Inovação, pesquisadores-doutores, ambos participando tanto individualmente como em equipe, de Instituições de Ensino Superior parceiras do Universia e/ou do Santander Universidades. Os vencedores de cada categoria, de ambos os prêmios, receberão R$ 50 mil para viabilização do projeto, totalizando R$ 350 mil em premiações.

A quarta edição traz três novidades. Este ano, os inscritos no Prêmio de Empreendedorismo terão acesso a um curso on-line gratuito de empreendedorismo, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral (FDC). Outra mudança é que, diferente do ano passado, os finalistas serão revelados, durante as cerimônias regionais. Outra novidade é que a cerimônia final, realizada em São Paulo, será durante a semana global de empreendedorismo.

No curso on-line gratuito de empreendedorismo, os candidatos poderão conhecer passo a passo os conceitos básicos de um plano de negócios, terão noções sobre planejamento financeiro para empreendedores, introdução à jornada empreendedora onde aprenderão transformar sonhos em realidade, entre outros. Além de acompanhar uma coletânea de artigos e entrevistas sobre empreendedorismo e ter acesso a um material de apoio para elaboração do resumo executivo, com dicas, resumo dos critérios de avaliação e erros mais comuns. Os candidatos poderão, ainda, participar de dois fóruns de discussão on-line, em que participantes e coordenadores possam tirar dúvidas com a equipe do Núcleo de Empreendedorismo da FDC.

Além da etapa final, com a entrega dos prêmios, em novembro, na capital de São Paulo, haverá também a realização de etapas regionais, onde serão anunciados os nomes dos candidatos finalistas que concorrerão ao prêmio. Os eventos regionais ocorrerão em: Porto Alegre (com semifinalistas de toda a região Sul); São Paulo (com semifinalistas do Sudeste), e Salvador (com semifinalistas do Norte, Nordeste e Centro-oeste).

Cada etapa regional contará com a participação de 21 semifinalistas (3 candidatos de cada categoria), dos quais 7 finalistas serão destacados e concorrerão à premiação de R$ 50 mil na etapa nacional, em novembro, na cidade de São Paulo (um projeto de cada categoria).

Todos os projetos, independente da categoria escolhida, devem ser de interesse da sociedade brasileira, ou seja, que resultem do envolvimento dos cidadãos, empresas, órgãos governamentais e/ou demais fatores sociais que visem minimizar os efeitos da exclusão social e/ou impliquem no desenvolvimento sustentável da sociedade.

A visibilidade dos Prêmios cresce a cada ano com o aumento no número de participantes. Em 2005, nove projetos foram contemplados, de um total de 897 inscrições, das quais 691 com trabalhos voltados para Empreendedorismo e 206 para Ciência e Inovação. No ano seguinte, a segunda edição somou 1.085 inscrições, das quais 840 projetos foram de Empreendedorismo e 245 de Ciência e Inovação, com sete projetos vencedores. Em 2007, o número de inscritos cresceu 40% em relação ao ano anterior, foram 1.522 inscrições, divididas em 1.177 para Empreendedorismo e 345 para Ciência e Inovação, ao final, seis projetos foram premiados. Em suas três edições, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação receberam mais de 3.500 inscrições, com prêmios no valor total de 1 milhão e cento e cinqüenta mil reais para os 22 projetos vencedores.

As inscrições deverão ser realizadas no portal Universia, no endereço: www.universia.com.br/premiosantander