Categorias
Memória

UFRJ realiza encontro de biocombustíveis

Nesta quarta-feira, 4 de junho, a Decania do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CT/UFRJ), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ), realiza o “Encontro de Bicombustíveis”.
O evento acontece às 10 horas no auditório do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (Ivig), localizado no Complexo do Centro de Energia e Tecnologia Sustentáveis (CETS/Ivig), prédio anexo ao Centro de Tecnologia (próximo ao Grêmio da Coppe), Ilha da Cidade Universitária – Fundão.
Participam do encontro os especialistas Luiz Pinguelli Rosa, diretor da Coppe e coordenador do Ivig; Regina Lago, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Cristina Saba, do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Eles discutem a viabilidade dos biocombustíveis, seus custos, formas de obtenção, de aplicação e políticas de importação e exportação, mostrando um panorama geral desta nova realidade energética no Brasil e no mundo.
FALE

O “Encontro de Biocombustíveis” marca o lançamento do projeto Fontes Alternativas de Energia (FALE), desenvolvido pelo CT/UFRJ, que por iniciativa de sua decania busca conhecer os pesquisadores cujos estudos estejam voltados para fontes energéticas alternativas, além de desenvolver novos trabalhos nesta área. Umas das idéias, por exemplo, é desenvolver, a partir de pesquisas realizadas no próprio CT, projetos que visam à redução de gastos com energia no Centro.
Também será anunciado, na ocasião, o início do concurso de monografias sobre fontes de energia renováveis, que irá premiar um aluno de Graduação e dois de Pós-Graduação (um de Mestrado e outro de Doutorado).