Médico é homenageado no Hospital Universitário

Professores, alunos, colegas e pacientes lotaram o auditório Alice Rosa, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), na manhã desta quinta feira, dia 29 de maio, para homenagear José Ângelo de Souza Papi, professor titular do Departamento de Clínica Médica. Papi completou seus 70 anos de vida e muitos outros de trabalho e colaboração à Faculdade de Medicina da UFRJ, ao Hospital Universitário e à ciência brasileira, de acordo com seus colegas.

Para quem se dedicou como professor por tanto tempo, não haveria nenhum modo melhor de celebrar o momento do que com uma aula. Por isso, as comemorações dos 70 anos de José Papi foram iniciadas com sua conferência, sobre “O universo da auto-imunidade”. Basicamente, a auto-imunidade é caracterizada pela resposta imune a células e tecidos do próprio organismo. Doenças auto-imunes mais conhecidas são a artrite reumatóide, diabetes tipo 1 e a tireoidite de Hashimoto.

Durante a aula, o professor destacou alguns aspectos do assunto, como a prevenção e o alto custo das pesquisas nessa área. “Estudar auto-imunidade é um desafio caro. Sabemos que pesquisa em auto-anticorpo é bem cara, para país de primeiro mundo”, observou o médico.

Ao final da palestra, quando a emoção já fazia falhar a voz do professor, montou-se a mesa de honra, com a presença de Sylvia Vargas, vice-reitora da UFRJ, Almir Fraga, decano do Centro Ciências da Saúde, Antônio Ledo, diretor da Faculdade de Medicina e Alexandre Cardoso, diretor do HUCFF. O próprio homenageado permaneceu no local e também compôs a mesa.

Durante a cerimônia, eles recordaram a relação com o professor e médico. Alexandre Cardoso foi um dos que lamentou não ter sido aluno de José Papi durante a época de graduação, diferente de Sylvia Vargas, que declarou ter tido essa honra. Ex-alunos ou não, todos concordaram que a contribuição do médico foi muito significativa. “José Papi esteve sempre presente no cotidiano do Hospital Universitário. Estava sempre fazendo suas funções e sustentando o elevado tom. Ele é um exemplo de professor, no qual devemos mirar”, declarou Alexandre Cardoso.

O diretor também comentou a crise do HUCFF, se referindo ao comentário de José Papi, a respeito do custo das pesquisas em auto-imunidade. “Como um hospital de alta complexidade, que procura trabalhar na fronteira do conhecimento, poderá viver sem recursos adequados para desenvolver suas atividades?”, questionou Cardoso. Antônio Ledo, que também expressou sua admiração por José Papi, declarou sua solidariedade aos problemas passados pelo Hospital.

Além das declarações dos presentes, José Papi foi homenageado ainda pela Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro com uma placa comemorativa, que celebrava “a dedicação e o carinho” pela entidade. Além disso, o médico recebeu o carinho de uma de suas ex-alunas e da paciente Neuza Lima. “Gosto muito do senhor e lhe sou muito grata. Quando entrei aqui me sentia muito mal e hoje estou bem, graças ao senhor e à equipe. Obrigada”, declarou a paciente.