Consolidação da Parceria entre Poli e Grupo Michelin

No dia 12 de junho, o grupo francês Michelin consolida parceria com a Escola Politécnica (Poli) da UFRJ, em cerimônia realizada no bloco F, sala 214, do Centro de Tecnologia, situado no campus da Ilha do fundão.

A empresa será a patrocinadora oficial da antiga equipe Icarus, agora Equipe Michelin/Poli de Fórmula Sae UFRJ.  Nesta data, o grupo entregará as primeiras bolsas de intercâmbio de estudo na França para os alunos Augusto César da Silva e Riguel Pena de Góes, premiação que pretende realizar regularmente.

Representam a Michelan no evento de oficialização do patrocínio, o gestor de carreira, José Casimiro, e o diretor de recursos humanos da empresa, Patrick Martingy. Também estará presente o gerente da T&D AdS, José Tarcísio Coelho.

A competição Fórmula SAE é realizada entre equipes universitárias de todo país. Consiste no projeto e construção de um veículo tipo "Fórmula" com chassis monoposto e motor de até 610cc.

Atualmente a Equipe da UFRJ conta com 15 membros, alunos da graduação, cursando Engenharia Mecânica entre o 1º e 10º período, além do auxílio dos professores da graduação, apoio do Departamento de Engenharia Mecânica, da Poli e da orientação acadêmica do professor Dr. Fernando Pinto.

Os estudantes estabelecem compromisso entre custo e desempenho, além de desenvolver um projeto confiável e de fácil manutenção, o que os permitem colocar em prática os ensinamentos adquiridos nas escolas de engenharia.

Há nove competicões deste gênero espalhadas pelo mundo, sendo três delas nos EUA (Formula SAE, Formula SAE West e Formula SAE VIR), uma no Reino Unido (Formula Student), uma na Itália (Formula ATA), na Austrália (Formula SAE Australasia), Alemanha (Formula Student Germany), Japão (Formula SAE Japan) e a 3 anos no Brasil com a Fórmula SAE Brasil.