Categorias
Memória

Estudantes de Direito exigem mais professores

 Os alunos da Faculdade de Direito protestaram, nesta quinta-feira (29/5), contra os critérios da Comissão Temporária de Alocação de Vagas (Cotav)  por não destinar nenhuma vaga de professor para a unidade. Durante a manifestação, na plenária do Conselho Universitário (Consuni), os representantes do Centro Acadêmico Cândido Oliveira (Caco) reivindicaram as seis vagas de reserva estratégica da reitoria para minimizar o déficit de docentes. O reitor Aloísio Teixeira comprometeu-se a se reunir com os estudantes para discutir o tema. 

“A relação candidato-vaga na faculdade é de um professor para 65 alunos. Algumas turmas chegam a ter mais de 120 pessoas”, afirma Amanda Souza, acadêmica do 8º período do Direito, ressaltando a união estudantil e a dimensão do problema que atinge a todas as universidades públicas brasileiras. 

O Conselho Universitário, em sessões passadas, já havia aprovado o relatório da Cotav. O documento distribuiu 25 vagas em meio ao desafio de atender 38 unidades. Estas vagas são referentes ao Banco Equivalente, mecanismo criado pelo Ministério da Educação para que as próprias universidades possam repor vacâncias, oriundas de aposentadoria e demissão de docentes.