Professor lança livro “A filosofia do óbvio”

O Prof. Claudio Costa Neto, superintendente do pólo de Xistoquímica (que leva o seu nome) e professor emérito da UFRJ, lançará o seu novo livro – “A filosofia do óbvio e outros assuntos que tratam de nós mesmos e de coisas que nos cercam” – nesta quinta-feira, dia 29, às 19 horas, no salão Moniz Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. O livro é editado pela Nova Razão Cultural.

Formado em Química Industrial e Engenharia Química, em 1954, pela antiga Universidade do Brasil, o Prof. Cláudio ingressou na atual UFRJ, como docente, no ano seguinte, tendo sido aluno do Prof. Fritz Feigl, no Laboratório de Produção Mineral. Trabalhou com reações de nucleófilos com dissulfeto de carbono.

Ele participou ativamente da criação do Instituto de Química, em 1959, integrando as comissões que estruturaram a nova unidade da Universidade do Brasil, voltada para pesquisa e pós-graduação em Química. Participou igualmente da elaboração de sua Pós que, em 1963, deu origem aos primeiros cursos de mestrado e doutorado em Química Orgânica credenciados pelo Conselho Federal de Educação. Desde 1967 é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. O Prof. Cláudio publicou anteriormente: “Vila Rosário” (2002), “A arte de vencer desafios – um tributo a Claudio Costa Neto” (2002), “Análise orgânica – métodos e procedimentos para caracterização de organoquímios” (2004) e “Pensamentos variados” (2005).