">Morre o professor João Ferreira da Silva Filho, ex-decano do CCS, psiquiatra e professor titular da Faculdade de Medicina. Ele faleceu, aos 59 anos, no último sábado, dia 24 de maio, de aneurisma de aorta.

Luto na UFRJ

O Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Faculdade de Medicina e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ, assim como toda a comunidade acadêmica amanheceram de luto pelo falecimento do professor João Ferreira da Silva Filho, ex-decano do CCS. Como homenagem póstuma o CCS hasteou a bandeira Nacional a meio pau.

João Ferreira, que faleceu, aos 59 anos, nesse sábado, dia 24 de maio, de aneurisma de aorta, deixou para aqueles que conviveram com ele, uma imagem de companheirismo e amizade: “Ele tratava a todos com muito carinho. Era uma pessoa amiga. Todos estão muito tristes com sua partida. Quando ele saiu da decania do CCS fez questão de dizer que continuaria lutando pelo Centro. Até hoje quando precisávamos de qualquer coisa, ligávamos pra ele e éramos atendidos”, lamentou Ana Maria Esteves, secretária de João Ferreira no período de sua gestão como decano do CCS.

Psiquiatra e professor Titular da Faculdade de Medicina, João Ferreira esteve à frente do CCS no período de 2002 a 2006. Atualmente atuava no Instituto de Psiquiatria da UFRJ e era consultor do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Psiquiatria, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, da Financiadora de Estudos e Projetos, da FAPEMIG, da FAPEMA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal.

João Ferreira se graduou em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), fez residência em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975); especialização em Saúde Pública pelo Fundação Oswaldo Cruz (1974); mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979); doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e pos-doutorado pelo Istituto Mario Negri – Italia (1991) .Foi Coordenador de pós-graduação (1991-1993) e Diretor Geral do Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ (1994-2002).

Missa

A missa de 7º dia em lembrança ao professor João Ferreira será realizada nessa sexta-feira, dia 30 de maio, às 18h, na Capela São Pedro de Alcântara. A capela fica no Fórum de Ciência e Cultura, avenida Pasteur, 250/2º andar – Praia Vermelha.