Incubadora de Empresas da Coppe busca projetos tecnológicos

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ em conjunto com as incubadoras do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Instituto Militar de Engenharia (IME/Exército) e INMETRO irão selecionar 26 tecnologias inovadoras por meio do Programa Radar Tecnológico. O objetivo da ação é identificar projetos inovadores com foco na criação de uma nova empresa. Será feito um estudo detalhado do potencial de mercado dessas tecnologias para a geração de novos negócios. O programa faz parte das atividades do consórcio PNI, de apoio às incubadoras, aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em 2006.

O modelo de negócio mais apropriado será analisado e os pesquisadores serão orientados na condução de suas tecnologias de forma a obter o melhor ingresso no mercado. Segundo Lucimar Dantas, gerente adjunta da Incubadora da Coppe/UFRJ, alguns critérios são essenciais para a escolha dos projetos, como o estágio de desenvolvimento da tecnologia, potencial de mercado, perfil empreendedor do grupo e grau de inovação da tecnologia.

O Radar Tecnológico já selecionou metade dos projetos. Nesta primeira fase do programa foram visitados cerca de 50 laboratórios, das cinco instituições envolvidas, onde foram identificadas mais de 70 tecnologias. “Até o mês de agosto, os diagnósticos das 13 primeiras tecnologias estarão concluídos e os novos negócios já estarão prontos para saírem dos laboratórios”, afirma Lucimar.