Homenagem a Lucia Spitz

Nesta quarta-feira, 28 de maio, a psicanalista, professora de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ e Membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, Lucia Spitz, falecida em 22 de março de 2008 é homenageada em uma celebração que promete muita emoção.

– Dentre a sua atuação na Faculdade de Medicina por quase 28 anos, ela se foi muito querida por todos com os quais teve contato como alunos, pacientes e colegas de trabalho –, apontou Sérgio Zaidhaft, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e professor da Faculdade de Medicina, organizador do evento e amigo íntimo de Lucia.

Segundo Sérgio, a homenagem é algo absolutamente imperioso, uma vez que se devem sublinhar as qualidades que marcaram a trajetória da professora no Hospital. “Era uma pessoa absolutamente comprometida, incapaz de fazer uso de sua posição para destratar qualquer pessoa hierarquicamente inferior a ela e alguém que sabia aliar capacidade e competência profissional à uma delicadeza e zelo nas relações humanas.”

Sobre a homenagem, o professor espera que sirva para que, de alguma maneira, se possa encontrar consolo e conformidade diante do fato de não se poder estar junto dela e, contudo, que seja para se comemorar o convívio com Lucia Spitz, pois tudo que a professora realizava era de grande presteza e integridade.

O evento, no qual Lucia Spitz é homenageada, ocorre às 10h30, na sala E34, 9° andar, do HUCFF, e ainda apresenta em sua programação, depoimentos de pessoas próximas à professora e, ao fim, tem o descerramento de uma placa para o serviço de psiquiatria e psicologia médica, que terá uma sala com o nome da homenageada.

– A Lucia costumava dizer, defendendo a sua área aqui no Hospital, que podíamos compará-la ao tecido conjuntivo, que é responsável por integrar as outras especialidades médicas. Pensando agora, eu afirmaria que, na verdade, ela, sim, foi um competente tecido conjuntivo deste Hospital -,  encerra o professor emocionado.