O Ator e a Máscara

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ e o Centro Acadêmico de Direção Teatral da Escola de Comunicação (ECO) realizam, nos meses de maio e junho, a oficia O Ator e a Máscara, das 10 às 13 horas, no Salão Moniz de Aragão, no Palácio Universitário – Avenida Pasteur, 250, Parai Vermelha.

Dividida em quatro módulos, a oficina pretende desenvolver a atenção, imaginação e precisão corporal do aluno/ator, utilizando-se, para isso, de objetos que afastam o cotidiano e estimulam a teatralidade, já que, com o rosto escondido, o ator é obrigado a focar suas emoções no corpo.

A oficina é destinada a alunos que tenham alguma experiência como ator e que estejam abertos à descoberta e receptividade. Além das 15 vagas disponibilizadas aos estudantes/atores, há mais dez vagas para as pessoas que queiram estar presentes como ouvintes.

Para participar deste trabalho, coordenado pelo professor da ECO Eduardo Vaccari, os interessados devem se inscrever através do site www.forum.ufrj.br. Durante os encontros, os alunos precisam levar roupas pretas e meia-calça preta. Para mais informações: 2295-1595 (ramal 117).

Confira os módulos da oficina:

I – A máscara neutra (27/05 e 29/05)
Objetivos: Proporcionar a sensação física de calma, retomar um estado de neutralidade anterior à ação. Disponibilizar o corpo para o jogo colocando-o em um estado de receptividade: descoberta e abertura.

II – Preparação para utilização da meia máscara (03/06 e 05/06)
Objetivos: Desenvolver a escuta, a atenção, a precisão e o desenho corporal, além de aquecer da imaginação.

III – Entradas e saídas (10/06 e 12/06)
Objetivos: Respirar com a máscara e entender seu ritmo no espaço. Desenvolver a concretude cênica através da precisão corporal e dos estados emocionais.

IV – Improvisações com a máscara (17/06 e 19/06)
Objetivos: Desenvolver a capacidade de "receber" o espaço, o outro e a platéia.