IV Mini-Simpósio Internacional em Proteômica

No próximo dia 15, o Instituto de Química (IQ/UFRJ) promove o VI Mini-Simpósio Internacional em Proteômica. O evento, cujo tema é “Unraveling Biological Systems by Mass Spectromettry” acontece das 9h às 12h, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) situado na Ilha da Cidade Universitária, no Fundão.

Segundo Gilberto Dummond, professor do IQ e responsável pela organização do evento, as técnicas proteômicas são utilizadas para fracionar, isolar e identificar proteínas em pequena ou larga escala, sendo responsáveis por fornecer uma ligação entre proteínas e seus genes codificadores e, portanto, em princípio, uma ligação entre a fisiologia celular e a genética.

– Ao identificar proteínas abrimos uma janela para um maior conhecimento das complexas redes reguladoras celulares, ou seja, para melhor conhecer a complexidade protéica de sistemas biológicos animais e vegetais e contribuir para a elucidação de seus mecanismos de funcionamento em estados normais e patológicos – argumentou.

O Mini-Simpósio traz a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores o estado da arte nas técnicas proteômicas e sua aplicação em diferentes áreas do conhecimento.