Manifestação pelos direitos dos deficientes acontece no próximo sábado

No próximo sábado, dia 10 de maio, haverá uma mobilização, com a participação de Regina Cohen e Cláudia Grabois, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ),  pela ratificação da Convenção Internacional  dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro acontecerá às 10h, no Posto 9, em Ipanema.

Ratificada por 192 países da Organização das Nações Unidas (ONU), a Convenção entrou em vigor no último sábado, dia 3. Embora seja um dos signatários do documento, o Brasil ainda não realizou os trâmites internos — que incluem  a aprovação pelas duas casas legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e um decreto presidencial — para que o tratado entre em vigor.

Representantes de órgãos como a Superintendência de Direitos Humanos, Coletivos e Difusos da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social do Estado do Rio de Janeiro, do Instituto de Estudos Religiosos (ISER) e da União Nacional dos Estudantes (Une) também confirmaram presença no evento, que objetiva lutar pela aplicabilidade do tratado da ONU, um instrumento decisivo para a defesa dos direitos dos portadores de necessidades especiais.

O manifesto também está na internet. Aqueles que desejarem contribuir na luta pela ratificação da Convenção podem acessar o endereço http://www.assinoinclusao.org.br/ e assinar o documento.