UFRJ é sede do XII Congresso da Sociedade Internacional Joseph A. Schumpeter

O Instituto de Economia (IE) da UFRJ abre inscrições para o XII Congresso da Sociedade Internacional Joseph A. Schumpeter, que debate o tema “Economia da Inovação e Desenvolvimento”, no período de 2 a 5 de julho. O IE será a sede do encontro, que acontece pela primeira vez em um país fora do primeiro mundo.

O evento é direcionado a professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, formuladores e gestores de políticas públicas, representantes e diretores de instituições públicas e empresas privadas, sendo eles sócios e não-sócios da Sociedade. Os interessados em participar devem se inscrever através do site http://schumpeter2008.ie.ufrj.br/.

Para mais informações, a presidente da Sociedade Internacional J. A. Schumpeter (ISS) no Brasil e professora do IE, Maria da Graça Derengowski Fonseca atende através dos e-mails derengow@ie.ufrj.br, mderengowski@gmail.com, ou pelo telefone (21) 2543-2127.

Congresso Internacional

O Congresso da Sociedade Internacional Joseph A. Schumpeter faz parte das reuniões bianuais promovidas pela ISS em diversos países do mundo. O objetivo dos encontros é estimular os estudos e debates sobre economia da inovação, empreendedorismo, competitividade e desenvolvimento, promovendo, para isso, um diálogo entre as diversas pesquisas sobre a inovação e os trabalhos de Schumpeter, tanto referentes à micro quanto à macroeconomia.

Joseph Schumpeter, austríaco nascido em 1883, é considerado um dos mais importantes economistas do século XX, que trouxe contribuições para a história do pensamento econômico, do desenvolvimento econômico e da economia industrial. A sociedade internacional que leva seu nome, fundada em 1986, é uma associação sem fins lucrativos, cuja finalidade é promover estudos sobre o desenvolvimento.