COPPEAD entre os melhores do mundo

O Instituto COPPEAD de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a única instituição de pós-graduação da América Latina a ter uma equipe de estudantes no pódio do e-Strat Challenge (categoria pós-graduação), um jogo de negócios promovido pela L’Oréal. O time "EMIOdeon", o primeiro da instituição formado exclusivamente por mulheres, só ficou atrás da equipe campeã TSL, da National Cheng Chi University, de Taiwan, e da segunda colocada, PowerUp, do Institut Teknologi Bandung, da Indonésia.

Com o desempenho da equipe, formada pelas alunas Elisa Capistrano, Isabel Zborowski e Mariana Nádira, o COPPEAD acumula, novamente, os recordes de ser a única escola do mundo a marcar presença por tantas vezes em finais do e-Strat (esta foi a sexta vez) e a estar presente no pódio, por cinco vezes, tendo sido a campeã em 2005.

A escola de negócios, certificada pelo selo internacional European Quality Improvement System (EQUIS), e, por diversas vezes, listada dentre as 100 melhores do mundo pelo jornal inglês Financial Times, participou da competição este ano com cinco times de alunos, os quais conquistaram o primeiro e o terceiro lugares na etapa semi-final para a região da América Latina.

Nas últimas edições, o e-Strat Challenge reuniu quase 200 mil estudantes de mais de duas mil escolas, que representavam 128 países. O jogo desafiou os participantes a gerenciar uma empresa virtual de cosméticos, concorrendo no "mercado" com outras quatro empresas, durante seis semanas (cada uma correspondente a um semestre de atividades). As equipes inscritas tomaram mais de 100 decisões estratégicas, que envolveram, por exemplo, os lançamentos de produtos, o posicionamento de marca e os investimentos em pesquisa.