Categorias
Memória

“Anjos do Sol”

O Curso de Extensão "Direitos Humanos em Tela”, do  Núcleo de Estudos de Políticas Pública em Direitos Humanos exibe, no dia 7 de maio, às 15h, o filme "Anjos do Sol", de Rudi Lagemann, seguido de debate com Deise Gonçalves Nunes, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O filme, inspirado em depoimentos de meninas coletados em instituições e organizações não-governamentais, conta a história de Maria, menina de 12 anos, do interior do nordeste brasileiro, vendida pelos pais a um traficante de crianças. No percurso para a capital, trancafiada em um caminhão, Maria conhece Inês, de mesma idade, porém com temperamento forte e rebelde. As meninas são levadas a um bordel, para serem leiloadas como virgens.

A desventura das crianças prossegue na cidade de Socorro, onde são forçadas a trabalhar num prostíbulo. Elas tentam fugir, porém são capturadas e Inês é brutalmente assassinada. O temperamento de Maria endurece, e numa segunda tentativa foge para o Rio de Janeiro, onde acaba agenciada por um esquema de turismo sexual infantil e recebe um “nome de guerra”: Isabela. A menina retirada da família há um ano já não é mais a mesma, encarando o mundo com os olhos de quem conhece a crueldade humana.

O evento acontece no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, que fica à Avenida Pasteur, nº250 – campus UFRJ da Praia Vermelha e a entrada é grátis.