Categorias
Memória

60 anos do Manifesto Desenvolvimentista de Raul Prebisch

Em 2009, comemoram-se os 60 anos da publicação em português do Manifesto Desenvolvimentista de Raul Prebisch, traduzido por Celso Furtado para a Revista Brasileira de Economia.

Segundo o Conselho Federal de Economia, as idéias de Prebisch sobre a América Latina e os países do Terceiro Mundo, em relação às estratégias e políticas de desenvolvimento econômico e social, “chamaram a atenção da comunidade internacional a favor de uma mudança significativa de atitudes quanto às relações dos países desenvolvidos com as nações em desenvolvimento, assim como as modificações substanciais nos esquemas tradicionais da divisão internacional do trabalho. Estas idéias exerceram influência sobre os movimentos de integração regional e promoveram o surgimento de instituições formais tais como o Mercado Comum Centro-americano e a Associação Latino-americana de Livre Comércio (ALALC)”.

Tendo em vista a repercussão existente até hoje dos pensamentos do especialista para a economia brasileira, o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ) discute a importância das idéias de Prebisch e os problemas do desenvolvimento na América Latina e no Brasil em comemoração ao sexagenário da publicação do manifesto, tarefa esta que a instituição considera fundamental para avançar rumo a mudanças positivas em nosso país.

Para tal, o CCJE realiza neste mês dois encontros no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ). O primeiro acontece no Salão Dourado no dia 24 de abril, às 15h, e conta com a presença dos palestrantes Ricardo Bielchowsky, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) em Brasília, e Carlos Aguiar Medeiros, do Instituto de Economia da UFRJ. O segundo dia de palestras, 29 de abril, acontece no Salão Moniz de Aragão, com a presença de Franklin Serrano, professor do IE, e Matias Vernogo, do CCJE. Alcino Ferreira Câmara Neto, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, será o mediador de ambas as discussões.