A UFRJ recebe a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silvia Guterres, para falar sobre Nanobiotecnologia. Ela foi a responsável pelo desenvolvimento no Brasil de um dos primeiros produtos nanotecnológicos para fins medicinais.">A UFRJ recebe a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Silvia Guterres, para falar sobre Nanobiotecnologia. Ela foi a responsável pelo desenvolvimento no Brasil de um dos primeiros produtos nanotecnológicos para fins medicinais.">

Pesquisadora de medicamentos com tecnologia nano visita UFRJ

As técnicas nanométricas, cada vez mais apreciadas por diversas áreas, principalmente pela saúde, são relacionadas à manipulação de matéria na escala de um bilionésimo do metro – dimensão em que os átomos podem lidar com grandes forças e apresentar tolerância à temperatura, cores, reatividade química, condutividade elétrica, por exemplo.

Em sua pesquisa, Silvia trabalhou injetando em nanocápsulas biodegradáveis um anestésico para cirurgias cutâneas. O resultado é a concentração do medicamento apenas em regiões específicas, as terminações nervosas da pele. Com a não absorção do anestésico pela circulação sangüínea, a nova técnica reduz as chances de efeitos colaterais e da dose recomendada para o tratamento.

Organizado pela Coordenação de Programas de Estudos Avançados (Copea), o evento acontece no dia 17, quinta-feira, às 17h30, no Salão Pedro Calmon do Palácio Universitário – Avenida Pasteur, 250, Praia Vermelha. A entrada é franca.