Categorias
Memória

UFRJ abre temporada musical com coral infantil

O coral infantil da UFRJ se apresentou nesta segunda-feira (7/04), no Fórum de Ciência e Cultura (FCC). O espetáculo deu início à temporada de 2008 da série “Música no Fórum”, que segue até novembro.

O projeto do FCC, existente há nove anos, tem como objetivo levar ao público, gratuitamente, um repertório variado de música erudita, conforme expõe o coordenador Luis Senise: “Queremos enriquecer a cultura das pessoas que vêm aqui e, com isso, servir à arte musical dentro da própria Academia”.

No primeiro concerto do ano, as mais de 50 crianças que compunham o coral executaram obras, como o Alphabeto de Mozart, e foram aplaudidas de pé. A fórmula do sucesso, de acordo com a regente Maria José Chevitarese, consiste em muito treinamento e disciplina. Para ela, esses elementos combinados trazem resultados que vão além da visibilidade musical.

– Através do coral, a criança aprende a se portar, porque ela está acostumada a cantar para duas mil pessoas. Ela aprende a lidar com o grupo e saber quando deve usar uma voz mais fraca e uma mais forte; enfim, ela aprende a ter disciplina e concentração, que servem para tudo na vida – explica a regente.

É graças ao apoio de Maria José que Indhyra Gonfio Barbosa, de 16 anos, já conta com uma bagagem de apresentação de solos e viagens a lugares diversos do Brasil. Há seis anos no coral da UFRJ, a menina ainda não sabe se seguirá a carreira profissionalmente, mas se sente realizada cantando.

A música que faz parte da vida de Indhyra acompanha também sua família: além do irmão Igor, de 14 anos, que participa do coral junto com ela, a mãe, Raquel Gonfio Barbosa, está sempre presente. Raquel reconhece a importância da atividade e trabalha para que cada vez mais crianças componham o grupo:

– Sempre chamo as pessoas. No início é difícil, porque têm que levar e buscar os filhos, têm que cumprir os horários. Mas, depois, eles aprendem e vão sozinhos como os meus. Faço isso porque acho que vale a pena passar por esta experiência incrível – declara Raquel.

O coral infantil da UFRJ é aberto a crianças de sete a 16 anos. As aulas são gratuitas e não há seleção. Os interessados em participar devem se dirigir à professora Maria José, que se encontra terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, na Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98, Centro.