Abertura da V Semana Fluxo de Engenharia

Teve início, neste dia 8 de abril, a V Semana Fluxo de Engenharia que se estende até o dia 11. A palestra de abertura, oferecida pela empresa júnior Fluxo Consultoria, ocorreu no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ, às 9h, e contou com a presença do professor Luis Antonio d’Ávila, diretor da Escola de Química; professor Mário Fernando Petzhold, ex-decano do CT; Estevão Biasotto Mano, estudante de engenharia mecânica e presidente da Fluxo Consultoria; Victor Magnago Mangia, estudante de engenharia de materiais e diretor de marketing da Fluxo Consultoria.

A proposta do evento é oferecer aos alunos uma visão mais ampla das áreas em que um engenheiro pode trabalhar e por isso o tema deste ano é "Engenheiro, o profissional em todas as áreas: da tecnologia ao mundo dos negócios". Rodrigo de Paiva Fagundes, coordenador da semana, fez um pequeno esclarecimento das atividades previstas antes de passar a palavra aos integrantes da mesa.

Além de assistir ao ciclo de palestras, workshops, mini cursos e ir às visitas técnicas, os estudantes poderão também participar de um jogo através de um software que simula uma empresa. O objetivo da disputa entre equipes de jogadores é desenvolver uma eficaz logística empresarial e aqueles que obtiverem melhor resultado e pontuação serão premiados.

Cada integrante da equipe vencedora poderá escolher entre um curso completo de Suply Chain da Visagio e um Ipod Nano. A introdução ao jogo empresarial foi feita na palestra de Logística, às 15h do primeiro dia, e o encerramento da competição será às 15h do dia 11.

Durante a abertura da semana, o professor Luis Antonio d’Ávila comentou a grande demanda do mercado brasileiro por profissionais de todas as áreas de Engenharia. Sobre as empresas juniores, abordou algumas dificuldades, como a sobrecarga horária dos docentes que faz com que não se dê o apoio necessário a este tipo de empreendimento. Mas ressaltou que o entusiasmo é fundamental nesta atividade. “O empreendedorismo é a expectativa das empresas atuais, diferentemente de um passado longínquo, com ênfase na atividade técnica individualizada e que não valorizava a inquietação do empreendedor. A oportunidade de participar de atividades como esta é muito útil e significativa na formação de vocês”, disse d’Ávila.

– Que vocês estejam sempre abertos às mudanças, procurando esclarecer e enxergar novas idéias. Sem abandonar os valores, mas com abertura às novidades — recomendou o professor Mário Petzhold aos alunos.

O docente, que assistiu e apoiou a criação da Fluxo Consultoria em 1993 quando assumia o posto de decano do CT, lembrou com satisfação os 15 anos da empresa e convidou todos os presentes a comparecer à festa de comemoração no Clube de Engenharia.

Ao final da palestra, o presidente da Fluxo exibiu um pequeno filme de apresentação da empresa, uma das juniores pioneiras no Rio de Janeiro. Logo depois, o diretor de marketing explicou sobre o processo seletivo para o ingresso na consultora, no qual podem participar alunos a partir do segundo período com vontade empreendedora. O Processo de Admissão de Membros Efetivos (PAME) ocorre duas vezes por ano e é uma oportunidade de pôr em prática a teoria aprendida nas aulas.

Confira a programação da V Semana Fluxo de Engenharia no endereço: http://www.fluxo.poli.ufrj.br/semanafluxo/evento.htm