Ministro da Ciência & Tecnologia na UFRJ

O ministro Sérgio Resende, de Ciência & Tecnologia, realizou uma série de visitas às instalações da UFRJ nessa sexta-feira (4). Confira aqui o itinerário do ministro.

Assista aqui a matéria da WebTV sobre a visita do ministro

A UFRJ recebeu na última sexta-feira, 4 de abril, o Ministro da Ciência e Tecnologia (C&T), Sérgio Resende, a convite do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) para proferir a Conferência Magna – Conferências Versalius –, abordando as metas do Plano de Ação do Ministério para o período de 2007 a 2010.  A atividade marcou o início do ano letivo do ICB.

Além da Conferência, o Ministro visitou pela manhã centros de pesquisa e laboratórios no Centro de Ciências da Saúde (CCS). O primeiro local visitado foi o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear Jiri Jonas (CNRMN), localizado ao lado do prédio do CCS. O professor Wanderlei de Souza, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), apresentou a Sérgio Resende as instalações do Centro, um dos maiores da América Latina.

Wanderlei enfatizou a necessidade do aporte de recursos da ordem de 10 bilhões de Reais, ao longo de 2008 e nos próximos dois anos, para despesas com edificação, novos equipamentos e manutenção do Centro. O professor propôs ao Ministro transformar o Centro Nacional de Gestão de Bionegócios (Cenabio) em um modelo experimental para laboratórios associados ao Ministério.

Sérgio Resende elogiou a iniciativa do Centro de Ressonância de agregar em um mesmo espaço equipamentos de diversos laboratórios e destacou a importância do apoio do Ministério aos grupos de pesquisadores. "É um desafio do Ministério de Ciência e Tecnologia fazer com que grupos de qualidade tenham certa garantia de apoio para que eles não precisem correr atrás de editais para compra de equipamentos", ressaltou.

Ministro conhece projetos da UFRJ

Dando continuidade à visita, Sergio Resende dirigiu-se ao Instituto de Bioquímica Médica (BioqMed), sendo recebido pelo professor Leopoldo de Meis, que apresentou alguns dos trabalhos que a unidade desenvolve. Como, por exemplo, a coleção "Ciência com arte", iniciativa do Instituto que realiza e distribui vídeos de animação para escolas públicas estaduais e municipais.

O ministro mostrou interesse, também, pelo projeto "Programa de Jovens Talentosos", voltado a jovens de baixa renda selecionados durante a realização dos Cursos de Férias de iniciativa do Instituto.

O Instituto de Microbiologia foi outra unidade da UFRJ visitada por Sérgio Resende. Lá ele conversou com a equipe sobre a epidemia de dengue no Rio de Janeiro e quais as ações que a unidade vem realizando para o combate ao mosquito transmissor da doença.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) foi o último local a ser visitado, onde a professora Sandra Azevedo apresentou o Laboratório de Ecofísica e Toxicologia de Cianobactérias.

Na ocasião, Sandra Azevedo anunciou duas novas aquisições do laboratório: um espectrômetro de espectro de massa, a ser inaugurado em breve, e um tomógrafo de íons. Ressaltou, porém, deficiência de funcionários qualificados para o setor.

Plano de Ação do Ministério de C&T

À tarde o Ministro dirigiu-se ao auditório do Bloco F do CCS, para proferir sua aula inaugural. Ao falar sobre o Plano de Ação do Ministério para os anos de 2007 a 2010, Sérgio Resende enfatizou que o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, foi importante para que várias áreas governamentais produzissem planos setoriais, como o do Ministério da Ciência e Tecnologia. "Como atores institucionais desse plano temos as universidades, que formam recursos humanos", declarou o Ministro.

O Ministro Sérgio Resende afirmou ainda que a UFRJ é um colaborador de grande porte para o Ministério. "Essa universidade tem grupo de excelência em diversas áreas e recebe parcelas significativas e importantes dos nossos recursos", revelou.

Estavam presentes à Conferência Magna o Decano do CCS, prof. Almir Fraga Valadares, a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Profª. Ângela Uller, além de professores e alunos do ICB. A aula inaugural encerrou as atividades do dia do ministro na UFRJ.

Conheça aqui o Centro Nacional de Ressonância Magnética Nuclear