Lançamento do DVD Letícia Parente

O Núcleo de Cultura e Tecnologia da Imagem (N-Imagem) da UFRJ, com o patrocínio da Petrobras, realiza no dia 11 de abril, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), o lançamento do DVD Letícia Parente – vídeos 1975-1982, que reúne todo o material em vídeo da artista.

A artista soteropolitana Letícia Parente, nascida em 1930, foi professora titular da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), estando entre os pioneiros das novas mídias no Brasil, como xérox, arte postal e vídeo-arte. Seu vídeo Marca Registrada (1975), no qual registra o trabalho de bordar na própria sola do pé as palavras “Made in Brazil”, tornou-se um emblema da vídeoarte no país.

O evento tem início às 13h, com a palestra "A Casa", ministrada por Kátia Maciel, professora, pesquisadora e artista de novas mídias da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ), que trata sobre da importância de uma espécie de casa relacional constituída de espaços e objetos, de gestos e subjetividades múltiplas, para a obra de Letícia Parente.

Em seguida, às 15h, a palestra "Vídeo e memória", ministrada por André Parente, filho de Letícia, idealizador do projeto do DVD, professor, pesquisador e artista de novas mídias da ECO/UFRJ, ressalta a importância da artista como uma das pioneiras das novas mídias no país.

Às 17h, "Letícia Parente: a vídeoarte como prática da divergência" é tema da palestra de Cláudio da Costa, professor de Estética e Teoria da Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), situando o trabalho da artista face à questão do corpo, tema de grande importância na arte contemporânea. A partir das 19h, acontece a projeção de vídeos de Letícia Parente, com o lançamento do DVD.

A programação acontece na sala Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura, que fica à Avenida Pasteur, nº250, campus UFRJ da Praia Vermelha.

(Fonte: http://www.rede-brasil.org/modulos/noticias/descricao.php?cod=887)