Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - condena "uso indiscriminado, abusivo, ou mesmo sem uma correta indicação" e alerta para o risco de intoxicação por antitémicos e analgésicos na terapêutica da dengue.

"> Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - condena "uso indiscriminado, abusivo, ou mesmo sem uma correta indicação" e alerta para o risco de intoxicação por antitémicos e analgésicos na terapêutica da dengue.

">
Categorias
Memória

DENGUE: ANVISA ALERTA SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS

 Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – condena "uso indiscriminado, abusivo, ou mesmo sem uma correta indicação" e alerta para o risco de intoxicação por antitémicos e analgésicos na terapêutica da dengue.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – no Informe Famacovigilância, disponibilizado em seu portal na Internet, condena o "uso indiscriminado, abusivo, ou mesmo sem uma correta indicação" de antitérmicos e analgésicos na terapêutica dos sintomas da dengue, e alerta para o risco de intoxicação por estes medicamentos.

Para a Agência, o paracetamol, largamente utilizado na amenização da febre e das dores da doença, "quando tomado de forma racional e com sua indicação correta, é um medicamento eficaz e seguro, mas que necessita de maiores cuidados quanto a dose a ser administrada, como qualquer medicamento, a fim de evitar o risco de intoxicação", porém, "é contra indicado, mesmo nas doses habituais, para pacientes portadores de quaisquer disfunções hepáticas (hepatites causadas por vírus, alcoólicas ou cirrose), Aids e doenças imunossupressoras".

A Vigilância Sanitária alerta que no caso da dengue, "especialmente a forma hemorrágica da doença, provoca necrose do tecido hepático que pode evoluir em casos extremos, para a falência do órgão. E o paracetamol pode agravar este problema, pois, mesmo em pequenas doses, esta droga agride as células hepáticas e pode causar danos, principalmente se já se trata de um órgão comprometido".

Leia abaixo o Informe na íntegra, disponibilizado em
http://www.anvisa.gov.br/farmacovigilancia/informes/2002/informe_2.htm