Categorias
Memória

Encontro musical no Fórum

 Na última quarta-feira, 2 de abril, aconteceu no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) o primeiro concerto do projeto Contrastes Sonoros. A série contou com a palestra do professor da Escola de Música (EM/UFRJ), Samuel Araújo, e do pianista francês Jean-Michel Agaësse.

Samuel Araújo, que apresentou o tema “Músicas do mundo, acervos dinâmicos”, questionou quais seriam os sentidos dos termos erudita, popular ou folclórica para classificar as músicas de hoje, já que “podemos perceber uma ‘mistura’ entre elas”.

Araújo contou toda a trajetória de sua carreira, sempre conciliando a criação de músicas com suas pesquisas. Destacou ainda os compositores que mais o influenciaram, como por exemplo, César Guerra-Peixe, Radamés Gantalli e Claudio Santoro. O professor contou que, em viagem para o Nordeste, descobriu o aboio, que é o canto utilizado pelos vaqueiros. A partir desse momento, se interessou por esse grupo e começou a acompanhá-los. Depois de algumas tentativas, conseguiu gravar o CD “A viagem dos sonhos”, uma obra documental, que envolve duas importantes características: criação e pesquisa.

Quando passou uma temporada nos Estados Unidos, Araújo recebeu a influência do country music e do blues. O professor disse que se interessou tanto pelo country que chegou a pensar em produzir sua tese de Mestrado sobre o tema. Após explicar o gênero, tocou uma música composta por ele, inspirada pelo ritmo. Já sobre o blues, Samuel Araújo afirmou que tentou aprender algumas técnicas, apesar de serem bastante difíceis. Este gênero o cativou tanto que ele passou a acompanhá-lo por diversos lugares dos EUA.

União da tecnologia com a música

Os presentes também ouviram atentamente Jean-Michel Agaësse, que proferiu uma palestra sobre “A programação e os softwares mais usados na linguagem da música eletrônica”. O músico, dono de estudos de piano clássico e composição no Conservatório Musical de Montreiuil, na França, falou sobre a evolução dos instrumentos musicais eletrônicos e sobre os softwares que utiliza.

Ele explicou sobre a criação de Leon Theremin, criador de um aparelho que pode ser considerado um verdadeiro precursor da música eletrônica e dos sintetizadores. Jean destacou os aparelhos usados nas décadas de 60, 70 e 80, ressaltando sempre qual era a característica mais importante das inovações. O músico enfatizou que o barateamento dos instrumentos permitiu o acesso de mais pessoas à produção de músicas.