Administração da UFRJ dá boas-vindas aos calouros

Nesta quarta-feira (2), o Curso de Administração da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (FACC/UFRJ) realizou uma Aula Inaugural para situar os calouros em sua dinâmica.

No encontro produtivo, até mesmo o número reduzido de estudantes no Salão Pedro Calmon serviu como ferramenta para Paulo Roberto de Souza Falcão, chefe do Departamento do curso, explicar um conceito fundamental da área:

– O que importa não é a quantidade, e sim a qualidade – expôs o professor, que aproveitou a oportunidade para estabelecer um pacto, baseado no compromisso tanto por parte dos alunos quanto dos professores:

– É sempre um grande prazer receber vocês, que renovam os nossos desafios. Obrigado por estarem aqui. Em troca, vamos devolvê-los à sociedade como os melhores dentre os melhores.

Formar bons profissionais, aliás, é uma tradição da Administração da UFRJ, segundo o diretor da FACC, Samuel Cogan, que baseou seu argumento na pontuação máxima que o curso conseguiu em todas as avaliações do Ministério da Educação (MEC):

– Vocês buscaram a UFRJ pela marca da universidade. Nós vamos prepará-los não apenas para os exames do governo, como também para o mercado e para a Academia, seja qual for a opção de vocês.

Reiterando o apoio dado pelo diretor, o coordenador do curso de Administração, Ângelo Cister, colocou-se à disposição dos recém-chegados para fornecer informações e receber sugestões. No entanto, citando o exemplo de bebidas alcoólicas, ele frisou que as atividades proibidas por lei e as que desviam a atenção dos estudos serão punidas:

– Vocês sabem que é proibida a comercialização de cerveja nos campi. Se eu pegar alguém bebendo no DCE ou no “Sujinho”, vou dar suspensão. Se forem beber lá fora, podem até me chamar que eu vou junto, mas aqui não – ameaçou o diretor.

No entanto, esse fato não fez o aluno Lucas Rodrigues se arrepender de sua escolha: “O discurso do professor deu um pouco de medo”, brincou o estudante, que acrescentou: “Vale a pena estar na UFRJ, instituição que é sinônimo de status e qualidade do ensino”.

Além de conhecerem as regras e o funcionamento do curso no qual estão ingressando, os calouros também conheceram organizações que podem fazer parte de sua vida acadêmica. Entre elas, foram apresentadas a Ayra, empresa júnior da FACC; a AIESEC, Associação Internacional de Estudantes; e o Centro Acadêmico da Administração, unidade representativa dos interesses estudantis dentro da Faculdade.