A UFRJ obteve o melhor desempenho dentre as universidades do Rio de Janeiro na primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teve o resultado divulgado na última segunda-feira (3). Na classificação geral, a universidade ficou em 16º lugar, com um percentual de 71,05% de aprovados.
Para Juliana Magalhães, diretora da Faculdade Nacional de Direito (FND), o resultado é uma expressão do número de alunos da UFRJ, a maior universidade federal pública de Direito do país, somado à qualidade desse alunado. “Uma instituição que tem 510 ingressantes por ano vai apresentar muitos alunos para prestar esse exame. Além disso, nossos alunos são preparados e muito esforçados. A qualidade deles influencia o resultado”, afirma a professora.
Juliana destaca também que o sucesso da FND na primeira fase do exame da Ordem indica progressos internos na unidade. Para a advogada, a qualificação dos professores e a prática de atividades extracurriculares permanentes foram decisivas para a melhoria no ensino. “Vale a pena investir na FND. A resposta é imediata e os números estão aí para provar que estamos melhorando. Queremos, no entanto, subir posições na classificação geral e nos tornar a melhor do Brasil. Temos ainda um longo caminho para percorrer”, ressalta a diretora.
Os aprovados nessa primeira etapa realizarão, no próximo domingo, dia 9 de março, a segunda fase do exame, que contará com questões dissertativas.