Aos olhos dos desavisados, aquela parecia uma cerimônia de graduação como qualquer outra. Mas não era. No último dia 11 de março, diversas autoridades da UFRJ participaram da colação de grau da primeira turma de educação a distância da universidade. Os formandos, que acabaram de conquistar o diploma de licenciatura em Ciências Biológicas – exatamente o mesmo de um aluno presencial – simbolizam uma transição. Pela primeira vez a idéia de um projeto de educação a distância armazenou fôlego suficiente para ser implementado, e, mais importante, deu certo.
O evento, que aconteceu no auditório Rodolpho Paulo Rocco, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), contou com a presença do reitor Aloísio Teixeira, do secretário de Educação à Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, da pró-reitora de graduação, Belkis Valdman, da decana em exercício do CCS, Maria Fernanda Quintela, da vice-diretora do Instituto de Biologia, Irene Garay, da presidente do Consórcio CEDERJ, Masako Masuda, e do coordenador da licenciatura em Ciências Biológicas, Ricardo Iglesias.
Em um discurso visivelmente emocionado, Ricardo Iglesias pincelou algumas reflexões sobre o mundo em que vivemos atualmente, de predação e competição. “O sistema econômico construído por Adam Smith tinha a competição como algo fundamental. Se o governo promover a competição através da mão invisível da justiça, haverá o progresso. Charles Darwin também criou uma teoria – da evolução das espécies – válida até hoje. Um dos pilares desta doutrina é a exclusão competitiva, em que os melhores sobrevivem. A Educação a distância tem um histórico de descrédito. Mas isso estava relacionado à má qualidade das instituições que ofereciam estes cursos. Um dia, um grupo de professores teve a idéia de criar um projeto desse, mas com profissionais de alta qualidade. Hoje, todas as universidades públicas oferecem estes cursos, através de um consórcio (CEDERJ). Sem competição ou predação pelos melhores professores. Trata-se de uma união. Tenho certeza que os alunos que formamos hoje na educação a distância têm o mesmo nível dos alunos que fizeram o curso presencial”, afirma o professor.
Em seguida, foi a vez da professora Irene Garay se manifestar. “Esta reunião faz parte de um dos processos mais felizes da minha vida profissional. Todos os biólogos têm uma função: trazer um pouco mais de vida a todos ao seu redor. Espero que vocês desempenhem isso muito bem. A UFRJ sempre será a casa de vocês”.
Maria Fernanda Quintela discursou de forma otimista, afirmando que o Centro de Ciências da Saúde geralmente se posiciona como uma vanguarda da UFRJ. “Apesar de nosso centro ser às vezes considerado conservador, estamos à frente de muitas mudanças importantes, tanto no ensino, quanto na pesquisa e extensão. No início, questionei como um curso que exige tanta prática pudesse ser oferecido a distância. Entretanto, ao longo do tempo, e após muita luta, o processo foi aprovado no Conselho de Centro. Podemos partir para outras unidades, se assim julgarmos necessário. Para finalizar, só tenho que parabenizar e agradecer a oportunidade de integração e de fazer coisas novas nesta universidade”.
A presidente da Fundação CECIERJ Consórcio CEDERJ (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), Masako Masuda, também proferiu suas palavras. “Este é um momento muito significativo para mim e para vários colegas. A oferta deste curso contou com a colaboração de várias unidades do CCS e de fora dela, como por exemplo, o Instituto de Física, e também com outras universidades públicas do Estado. Esta atitude permite a gênese de uma nova atuação da universidade, frente às necessidades da sociedade. Tenho muita convicção de que vocês, formandos, estão muito bem preparados para a missão de vocês: melhorar a educação no país”.
Para finalizar o discurso das autoridades, o secretário Carlos Eduardo iniciou sua fala com uma homenagem ao professor Darcy Ribeiro, que propôs a idéia da educação a distância. “Ele foi um dos maiores pensadores da universidade aberta no Brasil. Eu tinha muitas dúvidas sobre a eficiência deste sistema de educação a distância, mas sempre acreditei. Para se ter uma idéia, as notas dos alunos a distância no ENADE, dentro desta área, são maiores que a dos presenciais. O aluno constrói sua autonomia, e chega ao final com a capacidade de mudar nossa realidade perversa. Hoje, aqui, se constrói uma história”.
O consórcio CEDERJ foi criado em 1999, através de uma união entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e as seis universidades públicas sediadas nesse Estado. Entre seus objetivos está aumentar a oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação no Rio de Janeiro, contribuir para a interiorização do ensino superior público e de qualidade, e facilitar o acesso à educação daqueles que não podem estudar nos horários tradicionais. Atualmente, a UFRJ oferece nesta modalidade a Licenciatura em Ciências Biológicas e em Física.
Mais informações: Pró-reitoria de Graduação: http://www.pr1.ufrj.br/
Consórcio CEDERJ: http://www.cederj.edu.br