Semana de Engenharia Civil começa com otimismo

Foto: Agência UFRJ de Notícias

Diretor da POLI fala de novo ciclo para
a Engenharia

Iniciou-se nessa quarta-feira, 26 de março, a Semana de Engenharia Civil 2008 que vai até sexta-feira, dia 28. O evento é uma organização do grupo de estudantes que participa do Programa de Ensino Tutorial (PET) o qual desenvolve pesquisas principalmente na área de Recursos Hídricos.

Na mesa de abertura estavam: Ericksson Rocha, diretor da Escola Politécnica da UFRJ (POLI); professor Eloi Moreira, presidente do Clube de Engenharia; Maria Karla Sollero, diretora adjunta de Ensino e Cultura da UFRJ e o professor Otto Rotunno, tutor do PET.

Ericksson Rocha começou seu discurso comentando a educação superior no Brasil. Pontuou que o governo anterior promoveu um crescimento do ensino superior como tentativa de melhorar o quadro educacional de então, porém o desenvolvimento atingido foi mínimo se comparado aos de países como Argentina e Canadá. Já a iniciativa de criação do Programa Universidade para Todos (PROUNI) pelo governo atual teria funcionado, se as bolsas fossem ocupadas por aqueles para os quais elas se destinavam.

Após essa contextualização, mostrou-se otimista com um novo momento que se anuncia: “Foi feita uma lei que prevê o aumento de 700 professores na UFRJ, esse fato se aproxima ao milagre brasileiro do final dos de 1960. Também aumentará em 1600 o número de servidores, sendo metade de nível médio e metade de nível superior. O orçamento deste ano é de 11 milhões e o esperado para 2011 é de 119 milhões. Em cinco anos há perspectiva de dobrar o orçamento de custeio da UFRJ”, disse Ericksson Rocha. E completou: “ainda que o orçamento para construção de prédios seja de R$ 28,8 milhões por ano em um prazo de quatro anos, nunca houve algo assim desde a criação da cidade universitária”, enfatizou.

Outra razão do otimismo do diretor é o constatado aumento dos alunos da POLI e a queda do índice de evasão justamente quando o quadro é favorável para a engenharia no país. “Vocês irão se formar em um momento sem paralelo que afeta a todas as engenharias sem exceção.”

Quanto à infra-estrutura para comportar esta maior quantidade de estudantes, Ericksson disse que, além das recuperações de salas de aulas, que já estão sendo feitas a cada ano, pretende-se aumentar o número de horários semanais para atividades acadêmicas.

Ao fim da cerimônia de abertura, a comissão organizadora do evento pediu aos alunos que dêem continuidade ao evento nos próximos anos. O professor Eloi Moreira salientou a importância de atividades como a Semana e o professor Otto Rotunno apoiou a criação de novos turnos de aula que envolvam ensino, pesquisa e extensão.